Pepe Mujica revela que câncer se espalhou e faz apelo: 'Estou morrendo'
Aventuras Na História
Ex-presidente do Uruguai, José Alberto "Pepe" Mujica Cordano, hoje com 89 anos, revelou em uma entrevista recente ao veículo uruguaio Búsqueda que o câncer de esôfago que enfrenta desde o ano passado já se espalhou por seu corpo.
Além de revelar a piora em seu quadro, Mujica aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às pessoas. O ex-presidente especificou que o tumor se espalhou para seu fígado:
O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta", disse ao Búsqueda.
"O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso", continuou o ex-presidente uruguaio.
Saúde debilitada
Não só um dos líderes políticos sul-americanos mais importantes do século 21, Pepe Mujica também foi uma figura bastante importante no combate à ditadura militar no Uruguai, que ocorreu entre 1973 e 1985. Ele foi presidente entre 2010 e 2015, e depois foi senador entre 2015 e 2018.
Porém, em 2021 ele chamou atenção na mídia uruguaia depois que foi internado emergencialmente para fazer uma cirurgia, para retirar uma suposta espinha de peixe que entalou em seu esôfago, conforme repercute a CNN Brasil. Foi nessa época, inclusive, que os médicos descobriram uma úlcera na região.
Então, durante uma coletiva de imprensa em abril de 2024, Mujica divulgou oficialmente seu primeiro diagnóstico de câncer. Ele relatou que descobriu a doença ao fazer um check-up, e que passaria por um tratamento complexo, devido a uma doença imunológica que já enfrentava havia mais de 20 anos.
No entanto, após 32 sessões de radioterapia, o ex-presidente uruguaio anunciou que não faria nenhum outro tratamento, além de ter pedido aos médicos que não o fizessem "sofrer às custas da família". Desde então, ele passou por algumas novas internações e, no fim de dezembro, por uma nova cirurgia no esôfago.
Agora, Pepe Mujica deve seguir sua vida como passou nos últimos tempos, recluso em seu sítio em Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, capital do país, onde recebeu diversos veículos de imprensa e aliados políticos nos últimos anos.
Leia também: De guerrilheiro subversivo a presidente da República: a intensa saga de José Mujica