Pessoas em submarino que desapareceu morreram, confirma Guarda Costeira dos EUA
Aventuras Na História
Após dias de buscas por cinco pessoas que desapareceram durante uma expedição até os destroços do Titanic, internautas acompanharam a todo momento os desdobramentos da tentativa de resgatar quem estava a bordo.
Nesta quinta-feira, 22, após a descoberta de destroços do submersível que sumiu no último domingo, 18, a Guarda Costeira dos EUA confirmou as mortes das cinco pessoas, como divulgado pelo portal de notícias UOL.
Em nota, a OceanGate, empresa responsável pelas expedições, também comentou a respeito do óbito das cinco pessoas a bordo.
"Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos. Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo", explica parte da nota.
O agradecimento
A companhia também agradeceu os esforços feitos por diferentes organizações da comunidade internacional.
"Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão".
A OceanGate também falou sobre ser um momento triste para a comunidade de exploradores e familiares das vítimas da tragédia.
"Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias. Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso", afirmou.
O desaparecimento
O submersível Titan, da empresa OceanGate, sumiu no último domingo, 18, em meio a uma expedição até o local em que repousa o navio Titanic. Com cinco pessoas a bordo, o veículo sumiu e iniciou um mistério. Quem decide participar da expedição que permite ver de perto os restos do Titanic encara um momento radical que dura oito dias e se inicia em Newfoundland, no Canadá.
Para participar da expedição, é necessário desembolsar US$ 250.000 (aproximadamente R$ 1,19 milhão). Toda a expedição no fundo do oceano é feita no Titan, que tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Ele consegue transportar um piloto e quatro passageiros.
No caso do submarino que desapareceu, o caso chamou atenção 1 hora e 45 minutos depois de iniciar a descida no domingo, 18. A embarcação de apoio do Titan perdeu contato. Com isso, as buscas foram iniciadas com o intuito de resgatar as cinco pessoas a bordo. Até o momento, entretanto, não se sabe o que ocasionou a perda de contato.