Home
Notícias
Polícia confirma identificação de 268ª vítima da tragédia de Brumadinho
Notícias

Polícia confirma identificação de 268ª vítima da tragédia de Brumadinho

publisherLogo
Aventuras Na História
08/02/2025 12h12
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16458511/original/open-uri20250208-19-pe7aft?1739017115
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 7, a Polícia Civil de Minas Gerais informou ter identificado a 268ª vítima do desastre de Brumadinho, considerado o maior acidente de trabalho do Brasil e o segundo maior desastre industrial do século, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. A identificação foi possível após serem encontrados restos humanos no dia anterior.

A vítima recém-identificada em questão é Maria de Lurdes da Costa Bueno. Natural de São Paulo, ela tinha 59 anos na época da tragédia, e estava hospedada com outros membros da família — o marido, Adriano, os filhos dele, Camila e Luiz, e a noiva de Luiz, Fernanda, que estava grávida; ninguém sobreviveu — na pousada Nova Estância, mas foi arrastada pela lama da barragem.

Os restos mortais utilizados para a identificação foram encontrados a cerca de 2 km do local em que estava hospedada, em um local chamado Remanso 4. Remansos, explica a Folha de S. Paulo, são áreas onde o fluxo da lama perdeu velocidade e mudou de direção, sendo assim, espaços com maior probabilidade de corpos terem sido depositados.

Os "segmentos corpóreos" encontrados de Maria de Lurdes foram uma porção de couro cabeludo e um fêmur com uma prótese, que permitiram a identificação. Essa foi a primeira identificação de vítima do desastre desde dezembro de 2022.

O governo de Minas Gerais hoje considera que 270 vítimas da tragédia já foram identificadas, embora Maria de Lurdes seja oficialmente a 268ª, porque duas delas estavam grávidas. Após a atualização do caso, o governador Romeu Zema disse em suas redes sociais que esperava que a identificação da vítima conforte a família.

Veja no Twitter
twitter

Mais uma joia da tragédia de Brumadinho foi identificada pela @pcmgoficial . Maria de Lurdes estava na Pousada Nova Estância e foi a 268ª vítima encontrada pelos @Bombeiros_MG , na maior operação de buscas das Américas. Espero que essa notícia conforte a família.

February 7, 2025

Desastre de Brumadinho

Era 25 de janeiro de 2019, quando foi registrado o rompimento da barragem da Mina Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, que culminou no vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e lama.

O centro administrativo da mineradora, a comunidade Vila Ferteco e casas na área rural do município de Brumadinho foram fortemente afetadas, deixando dezenas de pessoas desabrigadas, desaparecidas ou mortas.

Por isso, o episódio é considerado um dos maiores desastres ambientais da mineração do Brasil, logo depois do episódio bastante semelhante do rompimento da barragem em Mariana, também em Minas Gerais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também