Polícia do Rio prende mulheres que obrigavam crianças a pedirem dinheiro na rua
Aventuras Na História
Na noite desta quinta-feira, 6, seis mulheres foram presas em flagrante no Rio de Janeiro por obrigarem crianças menores de idade a pedirem dinheiro e venderem mercadorias pelas ruas da Zona Sul da cidade.
Investigações da 14ª DP, de Leblon, aponta que essas crianças ficariam ao menos 10 horas por dia realizando as vendas, inclusive sob condições extremas, como embaixo de chuva. As vítimas não recebiam alimentação e tampouco tinha liberdade para frequentar a escola.
Segundo o jornal O Globo, todos os dias, essas moradoras do Complexo da Penha, na Zona Norte, chegavam em Ipanema e Leblon por volta das 10 horas da manhã e ficavam por lá até às 21h. As crianças, que nem sempre eram filhos delas, eram vigiadas de longe, enquanto essas mulheres ficavam sentadas em bancos de praça.
Os crimes
As seis mulheres foram indiciadas por associação criminosa, abandono de incapaz, abandono material e submeter criança ou adolescente a vexame, ou constrangimento por exploração de trabalho infantil.
Acredita-se que, por dia, em média, elas conseguiam arrecadar cerca de R$150. Entretanto, os mais novos conseguiam uma rentabilidade maior: um menino de 5 anos, por exemplo, chegou a conseguir R$700 em apenas um dia de jornada exploratória.