Polícia usa ônibus para conduzir presos desmantelados em 'call center do crime'
Aventuras Na História
A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou uma quadrilha descoberta em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, responsável por aplicar golpes fingindo ser de uma central de atendimento telefônico de um banco, coletando dados pessoais de clientes e o tornando vítimas de golpes que alcançavam prejuízos avaliados em milhares de reais.
Na operação da última terça-feira, 4, 14 pessoas foram retiradas do local alugado pela organização criminosa, obrigando a polícia a conduzir um ônibus para levar os detidos até a 75ª DP (Rio do Ouro). Junto dos criminosos, foram apreendidos documentos com dados de vítimas e 30 computadores, que serviram para registrar as operações.
A polícia também localizou uma espécie de roteiro, usado pelos envolvidos para manter os protocolos padrões do banco que se passavam falsamente. Nos textos, os criminosos eram orientados a tratarem com respeito e usar o termo "senhoras" nas falas.
Além do Rio de Janeiro
O delegado Jorge Maranhão, que participou da operação, explicou que a atuação da quadrilha era interestadual, ao portal G1: "Nós descobrimos que a empresa antigamente era situada em Belo Horizonte, ela estava atualmente sediada aqui, aí fizemos uma operação lá, aí nós fomos no nono andar, conseguimos pegar duas empresas em funcionamento",