Por que a independência do Brasil já foi comemorada em outubro?
Aventuras Na História
Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados no país é a proximidade do aniversário da Independência do Brasil frente ao reino de Portugal, comemorada no dia 7 de setembro, próxima quarta-feira. O motivo de a celebração ser tão comentada, especialmente nesse ano de 2022, é que se comemora também os 200 anos desde que Dom Pedro I proclamou a Independência, em 1822, além de que seu coração veio ao Brasil para as festividades.
No entanto, nem sempre o evento histórico foi comemorado de forma muito precisa, visto que no passado a disseminação de informação era muito mais dificultada, se comparada a hoje, que grande parte da população brasileira tem acesso à internet. Visto isso, muita gente já celebrou a Independência até em outubro, nos primeiros anos do Brasil Império; mas por quê?
Celebrações dia 12 de outubro
Segundo a professora Tania Regina de Luca em entrevista ao UOL no ano de 2014, duas datas já serviram para comemorar a Independência do Brasil: os dias 7 de setembro, que é a data na qual se celebra até hoje, e 12 de outubro.
O motivo para a segunda data é simples: o dia também marca o aniversário de Dom Pedro I — no Brasil Império, o aniversário da figura histórica era feriado nacional —, além de sua coroação oficial como imperador. Além disso, a proximidade entre as datas favoreceu a confusão entre a população, e gerava concorrência entre as datas.
D. Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro", explica Tania de Luca.
Ou seja, muito provavelmente caso houvesse vários meses separando a Independência e o aniversário de Dom Pedro I, as datas não seriam assim tão confundidas, ou sequer haveria concorrência entre elas.
2 de dezembro também?
Como já explicado, o aniversário do imperador era considerado feriado nacional na época do Brasil Império. Então, em 1831, com a abdicação do trono por parte de Dom Pedro I, em nome de seu filho Pedro de Alcântara — que veio a ser conhecido posteriormente como Dom Pedro II —, 12 de outubro deixou de ser feriado, e o 7 de setembro passou a ganhar mais força e reconhecimento direto, não como uma data de celebração passageira, mas sim uma que entrou para a história do país.
Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de D. Pedro 2º", explicou a professora em 2014 ao UOL.
No entanto, como Pedro II tinha apenas 6 anos quando seu pai abdicou do trono, e não se tornou imperador de imediato, seu aniversário também não se tornou tão relevante como data comemorativa e, logo, esquecido. Com isso, o 7 de setembro pôde se consolidar como uma das datas mais importantes para toda a história do Brasil.