Porto de Santos será rebatizado com nome de Pelé
Aventuras Na História
Pelé, falecido na tarde da última quinta-feira, 29, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, teve seu quadro clínico agravado nos últimos dias de sua vida. Desde que sua morte foi anunciada, o rei do futebol vem recebendo inúmeras homenagem em nível nacional e internacional.
Aqui no Brasil, Márcio França (PSB-SP), que será ministro de Portos e Aeroportos no governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu anunciar que o nome do Porto de Santos, em Santos, cidade do litoral Sul de São Paulo, receberá o acréscimo do nome de Pelé como forma de homenagem ao ex-jogador.
Conforme repercutido pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, foi Paulo Barbosa (PSDB-SP), deputado federal eleito, que deu a proposta. Paulo é ex-prefeito da cidade litorânea, e deu a ideia da homenagem ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP).
Ao receber a proposta, o vice-presidente eleito deu um telefonema para Márcio França para fazer uma consulta sobre a iniciativa. A proposta foi aprovada pelo futuro ministro de Portos e Aeroportos.
Repercussão
Nas redes sociais, o presidente eleito Lula, escreveu: "Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show".
Em Santos, onde Pelé se consolidou no futebol, o craque tem um museu que foi inaugurado em 2014 que recebe seu nome e fica próximo da região do porto da cidade. A alteração do nome do porto deve ter o decreto editado nas primeiras horas do novo governo federal. Assim, o porto passará a se chamar de Porto de Santos Pelé.