Presidente da Bolívia solicita ao Papa Francisco documentos sobre abusos sexuais
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 22, o presidente da Bolívia, Luis Arce, solicitou ao Papa Francisco arquivos sobre os casos abusos sexuais praticados no país por padres católicos, depois que, o Ministério Público, abriu investigações por conta de diversos casos de pedofilia. As informações são da AFP e foram repercutidas pelo jornal O Globo.
Após o padre espanholAlfonso Pedrajas, que já faleceu, dizer para um jornal privado que praticou abuso com mais de 80 menores, a população se encontra em choque por conta das informações reveladas. Em carta, Arce solicitou: "Peço que a Justiça boliviana tenha acesso a todos os arquivos, processos e informações sobre essas denúncias e atos de abuso sexual cometidos por padres e religiosos católicos em território boliviano."
Ainda, na nota, o presidente da Bolívia relatou que "o Estado boliviano se reserva o direito de admitir a entrada em território nacional de novos padres e religiosos estrangeiros que tenham esse histórico de abuso sexual contra menores".
Outros detalhes
Segundo apuração do El País, a situação já trouxe ao público, pelo menos, oito denúncias apresentadas ao Ministério Público do país contra padres da Companhia de Jesus.