Presidente e primeira-dama não podem usar anel em posse; entenda o motivo!
Aventuras Na História
No início de 2023, Luiz Inácio Lula da Silvairá subir a rampa do Palácio do Planalto para dar início ao seu terceiro mandato como chefe de Estado. Para receber a faixa presidencial, um pedido especial é feito a ele: não utilizar nenhum tipo de anel na mão direita. O pedido serve tanto para ele quanto para a primeira-dama, Rosângela “Janja” Lula da Silva.
Mas qual seria o motivo desse pedido inusitado? As joias podem apertar os dedos, fazendo-os inchar, devido aos movimentos constantes de apertar as mãos. Para evitar que isso aconteça, o uso de qualquer coisa nas mãos não é recomendado.
Tal recomendação é feita para todos os presidentes, não somente Lula. A curiosidade foi de fato notada durante a posse de Jair Bolsonaro, em 2018, na qual a TV Senado evidenciou o detalhe, já que nem ele e nem a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, usavam nenhum tipo de anel em suas mãos.
Detalhes da posse
A cerimônia de posse será dividida em três períodos, manhã, tarde e noite. Na parte da manhã terá um cortejo popular, a fim de aproximar os apoiadores do novo presidente. Os shows também serão iniciados no Festival do Futuro.
De acordo com informações do Uol, durante o período da tarde irá acontecer a cerimônia oficial de posse, que não contará com a presença do atual presidenteJair Bolsonaro, que viajou para os Estados Unidos. Já durante a noite, os shows continuarão no Festival do Futuro.