Prisão 77: Existe uma história real por trás do filme?
Aventuras Na História
Recém-chegado no Prime Video, a plataforma de streaming da Amazon, "Prisão 77" é um thriller repleto de tensão. Ele foi lançado em 2022, mas é ambientado durante os anos 70, na Espanha pós-ditadura do militar Francisco Franco Bahamonde, em um período de transição entre o autoritarismo e a democracia.
Os eventos da produção, que são baseados em fatos reais, se passam, mais especificamente, em uma prisão de Barcelona chamada "La Model". O local foi palco de uma fuga de grande escala que envolveu 45 prisioneiros em junho de 1978. Engenhosos, eles surpreenderam as pessoas da época por terem cavado túneis a fim de realizar seu elaborado escape.
As autoridades espanholas, vale mencionar, precisaram de oito anos para capturar todos os foragidos, conforme relembrou o portal La Vanguarda.
O filme
Prisão 77 acompanha Manuel, que trabalhava com contabilidade antes de ser condenado injustamente por desvio de dinheiro. Atrás das grades, ele acaba protagonizando uma história de solidariedade entre penitenciários e de busca por liberdade.
Com a ajuda de seu colega de cela, o homem organiza um verdadeiro movimento que se estende além da prisão onde cumpre sua sentença, e busca mudar o sistema carcerário como um todo.
Em uma entrevista ao portal Eye for Film, Alberto Rodríguez, o diretor do filme, falou sobre qual o grau de proximidade do longa-metragem com a realidade da Barcelona do fim dos anos 70:
Durante a elaboração do roteiro, na fase de documentação, nos reunimos com muitos presos, advogados, juízes, funcionários públicos... Alguns deles viram o filme finalizado e acredito que acham que tudo está bem próximo de como se lembram... Foi isso que tentamos alcançar", revelou o cineasta.
Rodríguez comentou ainda que, embora muitos documentos históricos tenham sido consultados, como livros e fotografias, os principais materiais por trás de Prisão 77 foram justamente essas entrevistas. Uma delas, inclusive, foi com García Valdés, um homem que, na época em que se passa a história, ocupava o cargo de Diretor de Instituições Penitenciárias da Espanha.
Os bastidores
Um detalhe muito importante do filme é que ele foi gravado na própria prisão La Model, assim dando um ar maior de realismo às cenas. Também ao Eye for Film, o diretor do longa falou sobre os obstáculos que enfrentou para conseguir alugar a locação para filmagem:
A própria disponibilidade da Model foi uma das razões pelas quais demoramos quase 15 anos para rodar o filme. A fuga massiva que ocorre no final do filme aconteceu de verdade na prisão Model de Barcelona em 1978. Então entendemos que o filme tinha que ser ambientado naquela prisão e não havia alternativa para substituí-lo", explicou.
"Em 2006, fomos informados de que a prisão iria fechar em breve. Permaneceu ativa como prisão até 2017, tivemos que esperar que fechasse definitivamente. E, mesmo assim, o tempo de filmagem que nos foi permitido dentro foi limitado, porque agora uma infinidade de atividades culturais e sociais, acontecem no local... Então só pudemos filmar 3 semanas na prisão real, o resto é cenário montado" narrou Rodríguez.
Apesar das dificuldades, o diretor concluiu que os esforços tinham valido a pena. E, dado o sucesso do filme com a crítica especializada, é seguro dizer que outros concordam com ele.