Programa de corujas ameaçadas de extinção lança campanha inusitada
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Aventuras Na História
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No Canadá, um programa de criação de corujas ameaçadas de extinção está utilizando uma estratégia inusitada para arrecadar fundos e, ao mesmo tempo, oferecer uma forma de "vingança" para corações partidos.
Através da campanha "No regRATS", o criador, da Colúmbia Britânica, oferece a oportunidade de batizar um rato morto com o nome de um ex-parceiro ou desafeto, antes de ser oferecido como alimento a uma coruja-malhada.
Em troca de uma doação de pelo menos C$ 5 (R$ 20), os participantes recebem uma foto e um vídeo do rato "homenageado" sendo devorado pela coruja. A campanha, que antecede o Dia dos Namorados, pretende chamar a atenção para a difícil situação das corujas-pintadas, que desapareceram das florestas antigas da Colúmbia Britânica nas últimas décadas, vítimas da destruição de seu habitat.
Apesar dos esforços de ativistas e do reconhecimento do governo sobre a ameaça de extinção da espécie, a população de corujas-pintadas continua em declínio, com um par de corujas liberadas do programa de reprodução morrendo em poucos meses e a possível morte da única fêmea em liberdade.
O programa de reprodução, que opera com fundos limitados, é visto como a última esperança de reintroduzir as corujas na natureza e revitalizar uma população considerada um barômetro da saúde de ecossistemas antigos.
Críticas
A campanha "No regRATS", apesar de ter gerado críticas por parte de fãs de ratos, que consideram cruel equiparar os animais a desafetos amorosos, tem atraído a atenção para a causa e arrecadado fundos para o programa de criação.
"Que idiota e cruel. O que você está alimentando é uma opinião ruim sobre ratos. Completamente imerecida. Que tal carrapatos ou mosquitos?", disse um usuário em comentário nas redes sociais.
Segundo o 'The Guardian', os roedores constituem a maior parte da dieta das corujas, e a campanha busca apenas adicionar um elemento de diversão à arrecadação de fundos.
"Eles vão comer os ratos de qualquer maneira. Estamos apenas tentando nos divertir um pouco e arrecadar fundos para que possamos continuar cuidando das corujas. Não nos entenda mal, nós também amamos ratos", respondeu o programa no Instagram.
A iniciativa tem dividido opiniões, com alguns usuários expressando seu apoio e outros criticando a ideia. No entanto, a campanha "No regRATS" tem se mostrado uma forma criativa e eficaz de chamar a atenção para a difícil situação das corujas-pintadas no Canadá e angariar recursos para sua preservação.
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