Home
Notícias
Quadrado Sator: o enigma do quebra-cabeça encontrado em Pompeia
Notícias

Quadrado Sator: o enigma do quebra-cabeça encontrado em Pompeia

publisherLogo
Aventuras Na História
11/02/2023 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15420240/original/open-uri20230211-19-b9dz8n?1676135202
©G.steph.rocket via Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Quadrado Sator é um quebra-cabeça de palavras que foi espalhado pelo mundo todo, mas que teve uma de suas primeiras aparições em Pompeia, cidade destruída pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C. Até hoje, não se sabe o que o enigma realmente quer dizer.

O historiador romano Duncan Fishwick, em entrevista para a BBC, contou que desenvolver palíndromos era um passatempo da nobreza romana. Um palíndromo é uma frase ou palavra que pode ser lida tanto da esquerda para a direita como ao contrário. Um exemplo clássico da brincadeira linguística é a frase “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos” (tentou?).

O quadrado Sator tem, em seu centro vertical e horizontal, um palíndromo: a palavra "tenet". O termo vem do latim "tenere", em português, “possuir”. Formando o quadrado de 25 letras estão outras palavras que, apesar de ajudarem a formar "tenet" em um acróstico, não são palíndromos por si sós. Mas, se escritas ao contrário, elas emulam a palavra paralela no quebra-cabeça. Difícil de entender? Segue um exemplo:

Quadrado Sator encontrado em porta, na França / Crédito: Tux-Man via Wikimedia Commons 

Origem

É um sudoku linguístico interessante, mas será que é só isso? Desde o avistamento mais antigo do enigma, o quadrado continua aparecendo em registros históricos, copiado em papiros, tábuas de argila e livros.

O símbolo virou amuleto e foi sendo reproduzido nos lugares mais variados, desde contextos religiosos até aparecendo em ossos, madeira, portas e muros de construções antigas.

Apesar da presença constante do Quadrado Sator, o seu significado original se perdeu com o tempo. Nos últimos 150 anos, estudiosos têm debatido e procurado um significado para o quebra-cabeça, sem nunca chegar a um consenso.

Significado religioso

Uma das teorias é de que o Quadrado Sator pode ser um anagrama para a oração cristã do Pai Nosso, já que as letras rearranjadas podem formar a expressão “pater noster”, o nome da prece em latim.

Outra possibilidade de anagrama, descoberta pelo historiador francês Guillaume de Jerphanion (1877-1948), é a de uma fórmula para realizar exorcismos: "RETRO SATANA, TOTO OPERE ASPER" ("afasta-te, Satanás, cruel em todas as tuas obras").

No Quadrado Sator, a palavra "tenet" forma uma cruz. Todas essas possíveis interpretações fizeram com que o símbolo fosse usado em contextos ligados ao cristianismo, podendo até ser visto como um símbolo de proteção para casas e igrejas cristãs.

Outras possibilidades

Embora os cristãos possam ter usado o Quadrado Sator durante sua história, estudiosos duvidam que eles tenham sido os criadores do enigma, já que o consenso entre os historiadores é de que dificilmente haviam cristãos em Pompeia na época em que a cidade foi destruída. Além disso, a língua usada no cristianismo primitivo era o grego, não o latim.

As palavras que compõem o quebra-cabeça, em latim, são “sator” (semeador ou progenitor), “tenet” (manter, possuir), “opera” (trabalho, ajuda), “rotas” (rodas ou, como verbo, “fazer girar”) e “arepo” que é a mais obscura, sem aparecer em nenhum outro lugar no mundo latino.

Lendo de cima para baixo, o enigma significa algo como “o fazendeiro Arepo domina suas rodas com dificuldade”. É improvável que a frase fosse sobreviver como símbolo se seu significado fosse tão trivial assim, mas ela pode fazer sentido de outras maneiras.

A palavra “sator” poderia estar se referindo ao deus da agricultura romano,Saturno, ou ao pai e criador dos deuses e dos seres humanos, Júpiter.

Teoria mais aceita

Hoje, uma das teorias dominantes sobre o Quadrado Sator é a de que ele teria suas raízes não no cristianismo e nem em Roma, mas no judaísmo antigo. Em Pompeia viviam muitos judeus que falavam latim, e alguns estudiosos pensam que o palíndromo era algo como um símbolo para representar a divindade judaica.

O judaísmo antigo era repleto de palavras místicas e codificadas, e o nome de Deus era uma delas. Seguindo essa teoria, o Quadrado Sator pode ter sido criado nas perseguições aos judeus no início do primeiro século, usando-o para se comunicar de maneira codificada.

Filme de Hollywood

O quebra-cabeça persistiu até hoje, mesmo sem que as pessoas saibam seu significado original. Da Idade Média à Modernidade, o quadrado foi sendo usado como até como um instrumento mítico de cura.

Cena do filme "Tenet", de Christopher Nolan - Reprodução / Warner Bros.

Em 2020, o Quadrado Sator inspirou um blockbuster: “Tenet”, do diretor Christopher Nolan, usa a ideia do palíndromo para falar de viagem no tempo em uma trama complexa e enigmática, à maneira do quebra-cabeça que a inspirou.

O filme está disponível para ser assistido na HBO Max. Se for assistir, fique atento para encontrar algumas das outras palavras do Quadrado Sator. Confira o trailer abaixo:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também