Home
Notícias
Quase 50 pessoas ficaram feridas durante ato em memória de vítimas de protestos no Peru
Notícias

Quase 50 pessoas ficaram feridas durante ato em memória de vítimas de protestos no Peru

publisherLogo
Aventuras Na História
10/02/2023 20h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15419280/original/open-uri20230210-18-rf28ow?1676059615
©Reprodução/Vídeo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última quinta-feira, 9, quase 50 pessoas ficaram feridas no Peru ao entrarem em confronto com as forças policiais durante uma manifestação na cidade de Juliaca, no sul do país. O ato teria sido organizado por moradores, para homenagear a memória de 18 pessoas que faleceram há cerca de um mês na mesma cidade.

O protesto que resultou em 18 mortos exigia a renúncia da presidente Dina Boluarte. O ato desta quinta-feira começou pacífico, mas se transformou em um confronto quando a polícia começou a dispersar os manifestantes que tentavam entrar no aeroporto Inca Manco Cápac, local em que as 18 pessoas faleceram.

A dispersão feita pela polícia teve o uso de gás lacrimogêneo e provocou fraturas, intoxicação, ferimentos e insuficiência respiratória em 23 pessoas, de acordo com um relatório oficial.

Os feridos

Segundo a Folha de S. Paulo, dentre os feridos estão três menores de idade, e, segundo o texto, um deles foi ferido por arma de fogo. A polícia informou que 25 agentes se feriram. Esse protesto não foi o único que aconteceu no dia, já que, em Lima, capital do país, cerca de 2.000 sindicalistas marcharam em direção ao Congresso.

Parentes e amigos das 18 vítimas que faleceram em 9 de janeiro lamentavam a morte dos familiares, em Juliaca. Eles também gritavam palavras de ordem contra Dina, assim como "o sangue derramado jamais será esquecido" e "quantos mortos você quer para renunciar?".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também