Rede de atacados é multada em R$ 20 milhões por assassinatos de homens negros
Aventuras Na História
Em abril de 2021, dois homens negros foram assassinados em um supermercado de Salvador, na Bahia, por tentativa de furto de carne. Agora, a rede Atakarejo foi multada em R$ 20 milhões por danos morais e terá que adotar atitudes antirracistas.
O pagamento foi determinado na última segunda-feira, 18, em um acordo judicial da empresa com a Defensoria Pública da União (DPU) e múltiplas organizações e entidades negras, conforme repercutido pelo UOL.
A determinação por dano moral coletivo foi sugerida Defensoria da União. O acordo também contou com a participação da Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público Estadual, Odara — Instituto da Mulher Negra e Centro Santo Dias de Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho na Bahia e Educafro.
Reparações
A primeira, de um total de 36 parcelas, será paga pelo Atakarejo no próximo mês de outubro. O valor será destinado ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), para bancar, preferencialmente, “iniciativas que guardem afinidade com o combate ao racismo estrutural”.
É importante ressaltar que o processo chegou a um acordo no contexto de uma ação civil pública, ou seja, não exclui outros possíveis processos contra a empresa, como na área criminal ou acordos indenizatórios para os familiares das vítimas.