TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Rei Charles pretende fazer 'proposta ousada' a Donald Trump, revela colunista
Notícias

Rei Charles pretende fazer 'proposta ousada' a Donald Trump, revela colunista

publisherLogo
Aventuras Na História
27/03/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16492595/original/open-uri20250327-19-1kdnbvy?1743097026
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O colunista do site britânico Daily Mail, Richard Eden, revelou que o rei Charles III planeja apresentar ao presidente Donald Trump uma "proposta ousada" que visa reduzir as tensões entre os EUA e o Canadá.

Nos últimos meses, Trump tem demonstrado interesse em anexar o território canadense como o 51º estado americano. Ele sugeriu que isso traria "benefícios econômicos e de segurança para ambos os países". Segundo o presidente, uma integração total reduziria disputas comerciais, fortaleceria a defesa continental e garantiria o acesso facilitado a recursos naturais estratégicos, como petróleo e minerais. 

A ideia, contudo, foi mal recebida no Canadá. O ex-primeiro-ministro Justin Trudeau acusou o presidente de prejudicar a economia canadense com tarifas comerciais para forçar a anexação. Além disso, políticos canadenses denunciaram a proposta como uma afronta à soberania do país, alimentando um clima de instabilidade diplomática entre os dois governos.

Fazer a América Real de Novo

Diante desse cenário, o colunista revelou que o rei Charles III pretende propor uma alternativa diplomática: transformar os Estados Unidos em um "membro associado" da Commonwealth, uma organização composta por 56 países independentes que evoluiu do Império Britânico.

Embora os EUA tenham se tornado independentes em 1776, não há impedimentos legais para que o país se junte à Commonwealth. A Royal Commonwealth Society (RCS) acredita que essa adesão poderia "suavizar as tensões" entre os EUA e o Canadá, fortalecendo laços institucionais e promovendo maior cooperação econômica e política.

Isso porque, como membros da mesma organização, ambos os países poderiam negociar com mais estabilidade, evitando medidas protecionistas unilaterais e reforçando mecanismos de diálogo.

Essa proposta havia sido sugerida anteriormente durante o primeiro mandato de Trump, mas não avançou. Agora, com a liderança de Charles, que assumiu o trono em 2022, os membros da organização acreditam que o monarca conseguirá convencê-lo. Como brincou Eden, eles buscam "Fazer a América Real de Novo" – uma adaptação do famoso slogan de campanha do presidente americano ("Make America Great Again").

Sendo ou não verdadeira a proposta, Trump se colocou a favor da ideia. "Eu amo o rei Charles. Soa bem para mim!", escreveu o presidente dos EUA, compartilhando nas redes sociais uma das notícias dos veículos internacionais sobre o assunto.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também