Home
Notícias
Reinhold Messner: Alpinista italiano perde recorde do Guinness
Notícias

Reinhold Messner: Alpinista italiano perde recorde do Guinness

publisherLogo
Aventuras Na História
26/09/2023 22h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15790370/original/open-uri20230926-17-12e8k6q?1695766246
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O livro dos recordes, ou "Guinness World Records", retirou a conquista de "rei dos 8 mil metros" do alpinista italiano Reinhold Messner, 79 anos, porque, conforme a publicação, quem escalou as 14 montanhas do mundo com mais de 8 mil metros de altitude pela primeira vez não foi ele. 

A decisão foi baseada pelo relato de Eberhard Jurgalski, cronista de alpinismo alemão, que argumenta que Messner não conquistou no Nepal o topo do monte Annapurna, que tem 8.091 m. A ascensão foi feita ao lado de Hans Kammerlander, 66, em 1985. 

Atualmente, o site que abrange os recordes apresenta Edmund Viesturs, americano de 64 anos, como o primeiro que conquistou o feito de escalar os 14 picos com mais de 8 mil metros, o que, segundo repercutiu o portal Terra com informações da ANSA, ocorreu entre 1989 e 2005. 

Reinhold Messner

Para a ANSA, Reinhold Messner comentou sobre a decisão do Guinness:

Em primeiro lugar, eu nunca reivindiquei nenhum recorde, por isso não podem tirar o reconhecimento de nada. Além disso, as montanhas mudam. Passaram-se quase 40 anos, e se alguém subiu no Annapurna, certamente fomos Hans e eu".

Na ocasião, ele ainda disse: "Ninguém que entende de alpinismo colocaria em dúvida nosso feito. Jurgalski não sabe nada e quer aparecer sem ter a mínima competência". Ele comentou ainda que o alpinismo "não é um esporte e, por isso, não existem competições nem vencedores".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também