Risco distante: Asteroide ameaçador se aproxima da Terra
Aventuras Na História
Está se aproximando da Terra, o asteroide 2022 AP7, o qual, tem 1,5 Km de comprimento. Segundo pesquisadores, o corpo tem a capacidade de pôr fim à humanidade, se colidir com o planeta azul.
Segundo o Carnegie Instituiton for Science (Instituto Carnegie para a Ciência), como informado pelo site Rede TV, o asteroide foi descoberto por meio do telescópio Victor M. Blanco, no Chile.
Apesar de sua capacidade de dizimar a humanidade, de acordo com Scott Sheppard, pesquisador do centro e responsável pela descoberta, a “ameaça não é imediata”. De acordo com ele, o corpo celeste deve demorar ao menos cinco anos para "rodar" o Sol e partir em direção à Terra. Isso sem a necessidade de uma colisão. Segundo ele, o Sol tem a 'habilidade' de mudar a dinâmica do asteroide.
Perigo
Além dele, outros dois asteroides menores: o 2021 LJ4 e 2021 PH27, foram capturados pelo Victor M. Blanco e publicados na revista científica The Astronomical Journal. Eles estão longe da Terra e não representam nenhum risco.
Esse é o “maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos”, de acordo com o centro de pesquisa norte-americano NOIRLab, o 2022AP7.