Saudação nazista? Gesto de Elon Musk divide opiniões na posse de Trump
Aventuras Na História
Elon Musk, proprietário da plataforma X e da montadora Tesla, proferiu um discurso no evento de posse de Donald Trump, realizado em Washington, no Capitol One Arena nesta segunda-feira, 20. A cerimônia atraiu uma multidão de apoiadores do ex-presidente republicano.
Durante sua apresentação, o dono da SpaceX fez um gesto com as mãos que gerou discussões nas redes sociais, com alguns usuários interpretando-o como uma saudação nazista, enquanto outros afirmaram que o movimento remete ao Império Romano.
A polêmica
"Hitler fez isso em outro momento. Fez o gesto e levou o público alemão ao delírio. No final, levou um país inteiro à destruição", escreveu um internauta no X ao comentar o episódio. "E o Elon Musk que acabou de fazer a saudação NAZISTA ao vivo na posse do Trump? Eles nem escondem mais", comentou outra conta, em tom de indignação.
Designado por Trump para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, Musk entrou no palco de forma enérgica, pulando e abrindo os braços. "Esse é 'o' sentimento da vitória", afirmou o dono do X. "E não foi uma vitória qualquer. Foi um momento decisivo para a civilização humana."
"Graças a vocês, o futuro da civilização está garantido. Teremos cidades seguras, finalmente, fronteiras seguras, gastos sensatos, coisas básicas", continuou ele.
Musk compartilhou um vídeo de seu discurso em seu perfil na plataforma X, onde expressou sua empolgação pelo futuro: "O futuro é muito empolgante".
Além de Elon Musk, outros líderes empresariais do setor tecnológico marcaram presença na posse de Trump. Entre eles estava Shou Zi Chew, CEO do TikTok.