Home
Notícias
Sergei Ponomarenko: A farsa desmascarada do viajante no tempo
Notícias

Sergei Ponomarenko: A farsa desmascarada do viajante no tempo

publisherLogo
Aventuras Na História
06/11/2023 21h26
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15863500/original/open-uri20231106-56-8towyk?1699306466
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Seja em filmes, séries ou livros, a viagem no tempo é um assunto recorrente e que gera esperanças de que um dia poderemos resolver erros do passado ou evitar tragédias num futuro. Quem sabe?

Na literatura, o conceito ganhou notoriedade com a publicação do clássico 'A Máquina do Tempo' de H.G. Wells em 1895, embora contos antigos já tenham tratado do tema bem antes, como a mitologia hindu através da história de Mahabharata, escrita por volta de 700 a.C, por exemplo.

Nas telonas o conceito ganhou ainda mais espaço nos anos 1980, com o lançamento de dois clássicos do cinema, 'O Exterminador do Futuro' (1984) e 'De Volta Para o Futuro' (1985) — não podemos esquecer de citar o icônico seriado 'Doctor Who' (1963) e a mais recente queridinho 'Dark' (2017).

Cena do filme 'De Volta para o Futuro'/ Crédito: Divulgação

Mas há quem diga que os viajantes no tempo não são exclusividade da ficção e existem na vida real. Será mesmo? Você pode até duvidar, mas com certeza a história de Sergei Ponomarenko vai te deixar no mínimo intrigado.

+ John Titor: A lenda — e fraude — da internet que disse ter voltado no tempo em 2036

A volta de um viajante

Para entender essa história, vamos precisar voltar um pouco no tempo, pelo menos de forma literal. Em Kiev, na Ucrânia, em 2006, um homem foi encontrado vagando pelas ruas. O que mais chamou a atenção foram suas roupas: todas de uma época passada, um estilo nem tão contemporâneo assim.

Além disso, recorda o IFL Science, o sujeito carregava uma antiga câmera fotográfica. À época, ele alegou às autoridades ser Sergei Ponomarenko, que havia nascido em 1932 e tinha apenas 25 anos; ou seja, quase 50 anos a menos do que deveria ter.

A história do suposto viajante fica mais verossímil quando Ponomarenko mostrou seu passaporte de identificação, um documento soviético emitido na década de 1950 que apontava que ele tinha a idade que alegava ter.

Sergei disse à polícia que estava tirando fotos de Kiev, em 1958, antes de desaparecer e reaparecer, 48 horas depois, no futuro. Para corroborar com sua versão, ele mostrou sua câmera fotográfica, que era de uma marca antiga que havia parado de ser produzida nos anos 1970.

Para completar, seu rolo de filme estava intacto e especialistas foram chamados para revelar as fotos. Assim, descobriu-se de que os registros mostravam Kiev na década de 1950, justamente de quando Sergei Ponomarenko alegou ter vindo do passado.

As fotos mostravam Sergei usando as mesmas roupas que vestia; alguns registros ainda o mostravam ao lado de uma mulher — que seria sua esposa. O último retrato deixava as coisas mais curiosas ainda: afinal, um OVNI fora flagrado no céu da capital ucraniana. O que estava acontecendo?

Suposto OVNI flagrado por Sergei Ponomarenko/ Crédito: Reprodução

Entre futuro, passado e presente

Pode parecer roteiro de filme ou alguma obra de ficção, mas a jornada de Ponomarenko ainda vai ficar mais misteriosa. Como se tudo já não fosse confuso o suficiente, as autoridades descobriram que registros históricos davam conta de que um Sergei Ponomarenko havia realmente desaparecido em 1958 e jamais foi encontrado.

Já o suposto viajante foi levado para prestar depoimento na delegacia de polícia e nunca mais foi visto depois de deixar o local. A próxima pista desse quebra-cabeça é encaixada pela mulher que aparece com Sergei nas fotos. A namorada do tal viajante foi encontrada na época, já na casa dos 70 anos, e confirmou toda a versão: Ponomarenko desapareceu durante dois anos.

Conforme relata o Olhar Digital, Sergei havia sumido por dois anos antes de voltar para o passado. Já na década de 1970, ele havia desaparecido novamente, mas desta vez em definitivo. A mulher, porém, alegou ter recebido fotos do companheiro no futuro.

Sergei Ponomarenko na Kiev da década de 1950/ Crédito: Reprodução

Os registros mostram Ponomarenko na Kiev futurista de 2050, uma cidade grande cheia de prédios enormes. Seria lá que o viajante havia escolhido para viver o resto de sua vida em diferentes décadas?

A farsa revelada

A história sobre Sergei Ponomarenko foi mantida por anos, se tornando quase que uma lenda na capital ucraniana. Mas, a verdade veio à tona em abril deste ano, por meio de um vídeo no YouTube publicado por Joe Scott — que conta com mais de 6,6 milhões de visualizações.

Embora a trajetória de nosso viajante no tempo possa parecer bem convincente para uns, Scott encontrou alguns furos nesse roteiro. O primeiro deles é que as fotos da Kiev futurista parecem apresentar prédios "clonados" e outras construções famosas de outros lugares do mundo, como o Empire State Building.

Sergei Ponomarenko na Ucrânia futurista de 2050/ Crédito: Reprodução

Além disso, outros supostos registros foram tirados de um programa de TV ucraniano chamado Aliens — bem semelhante aos shows pseudocientíficos norte-americanos que sempre viram memes pela internet.

Vale ressaltar, também, que o programa apresenta uma isenção de responsabilidade em sua abertura: "A série Alien visa restaurar cenas de temas controversos. Qualquer teoria ou hipótese proposta não pode ser considerada correta e são necessárias mais pesquisas científicas", diz o texto.

Todas as restaurações de cenas são baseadas em declarações de 'testemunhas'. Não há evidências conclusivas para provar a existência de alienígenas. Sua opinião sobre este assunto depende de você", completa.

Apesar de supostamente fazer uma "reconstrução" de eventos reais, o show é a única fonte da história, e o aparecimento de Ponomarenko jamais foi encarado como verdadeiro pelas autoridades. O dossiê completo reunido por Joe Scott pode ser visto no vídeo abaixo. Confira!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também