Home
Notícias
Situação clínica do Papa Francisco é 'complexa', informa Vaticano
Notícias

Situação clínica do Papa Francisco é 'complexa', informa Vaticano

publisherLogo
Aventuras Na História
17/02/2025 13h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16464923/original/open-uri20250217-18-1wjo3ji?1739797483
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 17, o Vaticano informou em comunicado que o papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, e ainda informou que sua situação clínica é "complexa". O pontífice hoje está com 88 anos, e vem sendo motivo de preocupação nos últimos meses com diversas questões de saúde.

Conforme repercute o g1, o tratamento pelo qual Francisco estava passando para tratar de uma bronquite foi alterado após o diagnóstico mais recente, e ele não tem previsão de alta. Ele ainda deve permanecer hospitalizado pelo tempo que for necessário, informou o comunicado do Vaticano.

Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada", diz o boletim.

Vale mencionar que, ainda nesta segunda-feira, 17, um porta-voz do Vaticano disse que o pontífice estava em condição estável de saúde, acrescentando que ele havia dormido bem pela última noite, tomado café da manhã e que estava de "bom humor". Porém, ele não mencionou uma possível piora na saúde, que deve ter ocorrido com uma febre após o comentário.

Repouso

Antes mesmo da mudança recente no tratamento, os médicos do papa Francisco já haviam ordenado que ele ficasse em repouso completo. Ele estava hospitalizado para o tratamento de uma bronquite, que inclusive o levou a celebrar audiências em sua casa, e até mesmo pedir a seus assessores para que concluíssem leituras em celebrações.

Por isso, o papa precisou desmarcar todos os seus compromissos. No entanto, a emissora italiana Mediaset informou na última semana que, mesmo hospitalizado, Francisco seguiu realizando uma série de ligações para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza, o que vinha fazendo já há algum tempo.

Hoje, o pontífice já está em seu quarto dia de internação, e vem sofrendo com a infecção no trato respiratório desde o começo deste mês. Ele foi internado na manhã de sexta-feira, 14, no hospital Gemelli, em Roma.

Enquanto esteve internado, ele não pôde realizar sua oração semanal dominical aos peregrinos na Praça de São Pedro, e nem mesmo liderar uma missa especial para artistas que ocorreu em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica, no domingo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também