Home
Notícias
Papa Francisco tem longo histórico de doenças e não tem parte do pulmão
Notícias

Papa Francisco tem longo histórico de doenças e não tem parte do pulmão

publisherLogo
Contigo!
17/02/2025 16h21
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465095/original/open-uri20250217-18-svdhbi?1739809466
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Papa Francisco está internado para tratar uma infecção polimicrobiana. Segundo um comunicado do Vaticano, seu estado de saúde é complexo. Não é a primeira vez que o pontífice enfrenta uma doença respiratória ou condições clínicas na vida. Ele, inclusive, retirou a parte superior do pulmão direito e enfrenta intercorrências constantes em sua saúde, como uma diverticulite e inflamação no ciático

Aos 88 anos, o Papa tem algumas dificuldades e complicações ao longo de sua vida, como dificuldades respiratórias com muita frequência, dificuldades de locomoção e intervenção cirúrgica. Aos 21 anos, o pontífice retirou a parte superior do pulmão direito devido a uma pleurisia, uma inflamação da membrana chamada de pleura que reveste o órgão e a parede torácica. A falta de uma parte do órgão agravou certas condições

Desde 2023, o Papa sofre com gripes recorrentes, bronquites e outras condições, chegando a uma internação em março daquele tempo com muitas dificuldades respiratórias, mas respondeu bem com antibióticos.  No mesmo ano, em novembro, cancelou uma viagem à Dubai para a Cop28 devido a uma inflamação pulmonar.

Saúde delicada

Em 2024, chegou a cancelar compromissos por um quadro de gripe mais branda. Porém, em 2025, no mês de fevereiro, teve três intercorrências públicas. Na quarta-feira (5), ele pediu desculpas por não conseguir continuar a leitura de um discurso devido a um forte resfriado. Com bom humor, ele passou a leitura para o assessor e disse: "Ele lerá o discurso melhor do que eu. E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”.

Já no domingo (9), ele fez o mesmo durante uma homilia e retornou para a leitura de Angelus, uma oração mais curta, e pediu paz para os conflitos mundiais. Na terceira vez, na última quarta-feira (12), ele solicitou ao assessor a leitura novamente, também por apresentar falhas respiratórias.

Outras complicações

Além disto, ele já enfrentou algumas quedas que o deixaram lesionado. Em dezembro do último ano, ele machucou o queixo em sua casa por conta de uma queda. Em janeiro deste ano, Francisco ficou com o braço imobilizado por conta de mais um tombo que sofreu.

Além disto, ele enfrentou mais algumas cirurgias: em 2021 retirou 33 cm do cólon por conta de uma diverticulite, uma inflamação no intestino grosso. Já em 2023, reparou uma hérnia abdominal e enfrentou a doença intestinal novamente

O Papa também tem alguns problemas ortopédicos por conta de problemas em seu ciático. A condição dele é chamada de Ciática, uma dor que irradia pelo nervo e afeta a lombar até os pés. Em 2020, ele ficou fora das celebrações de Ano Novo por conta de uma crise neste nervo.  

Seu novo quadro dele é delicado por conta das dificuldades respiratórias. Acontece que uma simples gripe pode abrir portas para outros quadros de infecção, por isto o nome polimicrobiana, já que um vírus pode deixar o caminho livre para bactérias, fungos ou outros microrganismos agirem.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também