Home
Notícias
Stubbs: O gato que foi prefeito de uma cidade
Notícias

Stubbs: O gato que foi prefeito de uma cidade

publisherLogo
Aventuras Na História
05/01/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16433219/original/open-uri20250105-18-1fpf411?1736089432
©Jenni Konrad
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Talkeetna é uma região censitária localizada no estado norte-americano do Alasca. Com uma população com menos de 1.000 habitantes, a região é base para explorar Denali, o pico mais alto da América do Norte.

O local também serviu de inspiração para uma cidade fictícia de um popular programa de televisão estadunidense dos anos 1990. Mas, sem dúvida alguma, o que torna Talkeetna única é o fato da região ter eleito um gato como prefeito. Conheça Stubbs!

O melhor amigo... de todos

Na rua principal de Talkeetna, chamada K'dalkitnu (na língua indígena Dena'ina), fica a Nagley's — uma loja de artigos gerais que remonta à era da corrida do ouro do Alasca. Inaugurada em 1921, o espaço começou como uma cabana de madeira que servia mineiros e caçadores. Posteriormente, virou uma agência de correios e uma sede territorial distrital. E, desde a década de 1970, a Nagley's sempre teve um gato como mascote

A Nagley's - Zeete via Wikimedia Commons

Em 1997, a loja de departamentos precisava de um novo felino. Foi quando a gerente Laurie Stec encontrou uma caixa cheia de gatinhos em seu estacionamento. Ela decidiu adotar o gatinho da raça Manx, que tinha o rabo curto. O bichano recebeu o nome de Stubbs.

E não demorou muito tempo até Stubbs se tornar um ícone da região. Afinal, ele fazia questão de recepcionar todos os compradores que iam até a Nagley's. Além disso, todas as tardes, o felino ia até ao vizinho West Rib Pub & Grill, onde bebia água com infusão de erva-de-gato em uma taça de vinho ou de margarita. 

O prefeito gato

Como já dito, Talkeetna é uma região censitária — portanto, uma área não incorporada; que não é governada por uma corporação municipal. Mesmo assim, em 2012, o distrito histórico se uniu para eleger um prefeito honorário. 

O prefeito Stubbs - Reprodução

O grande problema é que nenhum dos candidatos humanos causava grande apreço de toda a população. Dessa forma, recorda o Atlas Obscura, os moradores conspiraram para eleger Stubbs como um candidato independente. O felino ocupou tal cargo até sua morte, em 2017. 

Logo Stubbs se transformou em uma atração turística de Talkeetna, recebendo inúmeros cartões e cartas de admiradores espalhados por todas as partes do país. Além do mais, reporta o NY Daily News, o gatinho passou a atrair todos os dias entre 30 a 40 turistas (a maioria dos quais estava a caminho de outros destinos do Alasca) que esperavam conhecer "o prefeito". 

Nove vidas de um político

Durante todo seu mandato, como já é de se imaginar, a Nagley's serviu como "gabinete do prefeito". Apesar de muito amado, respeitado e acariciado por todos, Stubbs não teve uma vida política tranquila

Até porque, durante o período em que ficou no cargo, o bichano parecia determinado a usar suas sete vidas. Em um episódio, por exemplo, Stubbs acabou caindo dentro de uma fritadeira do restaurante. Por sorte, a mesma estava desligada e o óleo estava frio. 

Em outra ocasião, aponta o Atlas Obscura, o prefeito felino acabou sendo baleado por adolescentes com uma arma de chumbinho. Ele também se recuperou. O bichano ainda pulou em um caminhão de lixo e acidentalmente pegou uma carona para os arredores de uma cidade vizinha antes de ser descoberto e devolvido. 

O prefeito Stubbs - Jenni Konrad / Flickr

Em 2013, Stubbs sobreviveu a uma tentativa de assassinato, agora de um inimigo mortal e clássico de sua espécie: um cachorro. Após ser atacado, o gatinho foi levado às pressas para um veterinário a cerca de 100 quilômetros de lá, onde foi sedado e tratado. 

Mesmo com um pulmão perfurado, tendo o esterno fraturado e levando 12 pontos e um corte lateral, Stubbs contou com o dinheiro doado pelos moradores de Talkeetna para pagar suas contas médicas. O valor, inclusive, foi excedido e o montante extra foi doado para instituições de caridade locais de animais. 

Outro marco de sua carreira política aconteceu nas eleições para o Senado dos Estados Unidos no Alasca, em 2014, quando as pessoas pediram para que os eleitores colocassem o nome de Stubbs na cédula de votação como uma forma de protesto

O prefeito felino até mesmo foi destaque em um vídeo onde criticava os candidatos democratas e republicanos ao cargo, repercute matéria publicada pela Business Insider.

Adeus, Stubbs

Em 21 de julho de 2017, os moradores de Talkeetna receberam a notícia que não gostariam de ouvir: Stubbs havia falecido aos 20 anos e três meses de vida. A presença do gatinho na vida pública da cidade já havia diminuído há dois anos, por conta de sua idade avançada. 

Em entrevista à  KTVA-TV, a família de Stubbs relatou que o gatinho prefeito foi dormir no fim daquela tarde e morreu durante a noite. 

Ele foi um guerreiro até o último dia de sua vida; miando para nós o dia todo para que o acariciássemos ou para que viesse sentar na cama com ele e para que o deixássemos aninhar-se e ronronar por horas em nosso colo", escreveram em nota de despedida. 

Com a morte de Stubbs, Talkeetna continuou a tradição nomeando os gatos mais jovens da Nagley's como prefeitos honorários. Assim, os gêmeos Aurora e Denali passaram a ocupar o cargo. Denali faleceu em 2022, mas Aurora continua a servir em seu escritório na loja de artigos gerais.

Leia também: Cacareco: O que aconteceu com o rinoceronte que recebeu 100 mil votos em SP?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também