Submarino ou submersível: Qual a designação da embarcação que sumiu?
Aventuras Na História
No último domingo, 18, uma embarcação que levava turistas para visitar os destroços do Titanic, navio que naufragou em 1912 após colidir com um iceberg, desapareceu. Dentro do transporte, encontravam-se cinco pessoas a bordo.
Com a repercussão do caso internacionalmente, a designação submarino foi muito utilizada para se direcionar a situação, porém, o meio de transporte que sumiu se trata de um submersível. Conforme repercutiu o site Tilt, do portal de notícias do UOL, o Titan, assim nomeado, tem operação comandada pela empresa norte-americana OceanGate Expeditions.
A diferença entre as designações
O submersível, para ter sua viagem orientada, necessita de um avião que seja contemplado com um sistema de navegação para realizar o trabalho de maneira remota. Além disso, é necessário também uma plataforma de apoio posicionada submersamente a 10 metros.
No site da OceanGate, é explicado como funciona esse mecanismo da plataforma:
Uma vez submersa, ela usa um sistema de flutuação de amortecimento de movimento para permanecer acoplada à superfície e ainda fornecer uma plataforma subaquática estável, da qual nossos submersíveis tripulados partem e retornam após cada mergulho".
Vale destacar também que o submarino é tido como um veículo autônomo, além de resistir mais tempo submerso.