Tentativa de acasalamento entre leões acaba em tragédia na Bélgica
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 14, durante uma tentativa de introdução para acasalamento, uma tragédia ocorreu no Parque Bellewaerde, em Ypres, na Bélgica. Enquanto se familiarizavam com o cheiro um do outro, o felino Nestor atacou e arrancou a garganta da leoa Maya.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, via Daily Mail, os funcionários que faziam parte da iniciativa de reprodução da espécie ameaçada de extinção assistiram toda a cena. O felino de 12 anos tinha acabado de se mudar do Zoológico de Antuérpia, também na Bélgica, para o local para acasalar com duas leoas tchecas, as irmãs Maya e Numa.
Nos primeiros dias, os três animais permaneceram separados por uma barreira, para se adaptar à presença um do outro. Quando os tratadores do zoológico não perceberam sinais de agressão, eles organizaram uma aproximação sem obstáculos, que acabou em tragédia.
Após o incidente, o zoológico explicou que, em um primeiro momento, os leões não se importaram com a presença um do outro, mas esse cenário mudou rapidamente, quando eles passaram a mostrar sinais de raiva.
Tragédia
Os funcionários tentaram salvar a leoa ferida, mas era tarde demais. “Eles começaram a brigar e Nestor mordeu Maya na garganta. Um sinal de socorro que Nestor sabe para retornar ao seu alojamento não poderia mais ajudar”, explicou Filip Van Dorpe, porta-voz do zoológico, à mídia local.
Eles continuam sendo animais selvagens, é claro que isso também acontece na natureza. Lamentamos profundamente isso, todos em Bellewaerde estão arrasados. Passamos do orgulho à tristeza em um dia”, acrescentou o representante do local.
Segundo os funcionários, Nestor, que nasceu no Zoológico de Antuérpia, nunca havia apresentado sinais de agressão até o momento do recente ataque. Agora, haverá um período de espera antes que ele seja apresentado a outras leoas.