Tradição: cadeira medieval de 700 anos é restaurada para a coroação de Charles III
Aventuras Na História
Usada em coroações da família real britânica, uma cadeira medieval de 700 anos está sendo restaurada para a cerimônia que oficializará o reinado de Charles III, filho da rainha Elizabeth II, falecida em setembro do ano passado.
Carregando tradição e história, a cadeira foi feita com carvalho e até mesmo descrita como 'extremamente frágil' por especialistas que trabalham com conservação na Abadia de Westminster, Londres, palco da coroação de Charles.
Produzida após ordens de Edward I, a cadeira se tornou crucial para as coroações da monarquia britânica.
De acordo com a BBC, especialistas estão limpando e estabilizando as camadas da cadeira para a coroação, em um processo delicado. A especialista Krista Blesseley, que trabalha no objeto há 4 meses, definiu a cadeira como uma "obra de arte única" e enfatiza que "É a peça de mobiliário mais antiga ainda usada para sua finalidade original".
Ataques
Além da ação do tempo, a cadeira também sofreu com diferentes episódios ao longo dos anos. Para se ter ideia, turistas e até mesmo crianças conseguiram 'pichar' a peça nos séculos 18 e 19. Ao mesmo tempo, a cadeira também acabou sendo modificada após um ataque a bomba ocorrido no ano de 1914.
Pensada para 'abrigar' a Pedra do Destino, a cadeira não só fora coberta com folhas de ouro douradas, mas também vidro colorido, marcado por diferentes desenhos, que vão de pássaros até santos.
"É extremamente frágil. Tem uma estrutura de camadas complexa, o que significa que as camadas douradas muitas vezes descamam, então muito do meu trabalho é colar essas camadas douradas de volta, me certificando de que estejam completamente firmes antes da coroação", ressalta Krista Blesseley.