Home
Notícias
Trump se autodenomina 'rei' em rede social e gera reação negativa nos EUA
Notícias

Trump se autodenomina 'rei' em rede social e gera reação negativa nos EUA

publisherLogo
Aventuras Na História
20/02/2025 14h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16467570/original/open-uri20250220-56-l4p5k8?1740062180
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica ao se comparar a um "rei" em suas redes sociais, após uma decisão de seu governo sobre o programa de pedágio de congestionamento da cidade de Nova York. E esse comentário agora vem recebendo uma ampla reação negativa entre políticos de todo o país.

Na última quarta-feira, 19, o secretário de transportes de Donald Trump, Sean Duffy, enviou uma carta à governadora de Nova York, Kathy Hochul, em que encerrava o acordo do departamento de transportes com Nova York sobre um novo programa de precificação de congestionamento para Manhattan.

A PRECIFICAÇÃO DE CONGESTIONAMENTO ESTÁ MORTA. Manhattan, e toda Nova York, está SALVA. VIDA LONGA AO REI!", escreveu Trump em sua rede social, o Truth Social.

A citação de Trump ainda foi compartilhada no perfil da Casa Branca nas redes sociais, junto a uma imagem gerada por computador em que o presidente pode ser visto sorrindo, em uma capa falsa da revista Time, usando uma coroa dourada e com o horizonte de Nova York ao fundo, conforme repercute o The Guardian.

Veja no Twitter
twitter

"CONGESTION PRICING IS DEAD. Manhattan, and all of New York, is SAVED. LONG LIVE THE KING!"
–President Donald J. Trump pic.twitter.com/IMr4tq0sMB

February 19, 2025

Reações

Em resposta aos comentários de Trump, Hochul emitiu uma declaração em que o critica: "somos uma nação de leis, não governada por um rei. O transporte público é a força vital da cidade de Nova York e essencial para o nosso futuro econômico — como um nova-iorquino, como o presidente Trump, sabe muito bem".

Ela ainda acrescentou que a Autoridade de Transporte Metropolitano da cidade já iniciou uma série de procedimentos legais no distrito sul de Nova York, com o objetivo de preservar o programa. A governadora ainda acrescentou, em um pronunciamento separado para repórteres ainda na quarta-feira:

Nova York não trabalhou sob um rei em mais de 250 anos. Nós com certeza não vamos começar agora... Caso você não conheça os nova-iorquinos, nós vamos lutar. Nós não recuaremos, nem agora, nem nunca".
Kathy Hochul segurando imagem de Trump com coroa / Crédito: Getty Images

Além de Hochul, quem também criticou a fala de Trump foi Justin Brannan, membro do conselho da cidade de Nova York, que ainda se referiu ao departamento de justiça nomeado pelo presidente, que ordenou que os promotores abandonassem o caso federal de corrupção contra o prefeito da cidade, Eric Adams.

"Não importa o que você pensa sobre precificação de congestionamento, o governo federal não pode tomar essa decisão. O estado de NY aprovou uma lei, o USDOT aprovou. Não importa qual acordo corrupto Donald Trump fez com o prefeito, ele não é rei. Somente tolos cedem ao falso poder. É uma ilusão", escreveu Brannan em publicação no X.

Veja no Twitter
twitter

Doesn't matter what u think of congestion pricing, federal government doesn't get to make this decision. NY State passed a law, USDOT approved it. No matter what corrupt deal Donald Trump made with the Mayor, he isn't king. Only fools concede to false power. It's an illusion. pic.twitter.com/To02wAXlDC

February 19, 2025

Don Beyer, um representante democrata da Virgínia, também escreveu em suas redes sociais: "não temos reis nos EUA". Além dele, David Hogg, vice-presidente do Comitê Nacional Democrata, acrescentou: "republicanos: parem de exagerar e chamar Trump de rei. Literalmente a conta do Twitter da Casa Branca".

O governador de Illinois, J.B. Pritzker, também se posicionou em discurso: "como governador de Illinois, meu juramento é à constituição do nosso estado e da nossa nação. Não temos reis na América, e não vou me ajoelhar diante de um".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também