USP: Mais de 200 professores se encontram em ranking que traz melhores cientistas do mundo
Aventuras Na História
No início do último mês, um ranking internacional divulgado pela plataforma acadêmica "Researche.com" mostrou que mais de 200 professores da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os considerados melhores cientistas do mundo.
Segundo a plataforma, a divulgação desses nomes tem como intenção fornecer uma ferramenta para que "toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo de diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa".
Além disso, conforme repercutiu o portal de notícias do G1 com informações da agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cada pesquisador teve sua posição determinada no ranking com base no Discipline H-index (D-index), que leva em consideração a quantidade de citações para cada disciplina analisada e o número de artigos.
Outros detalhes do ranking
A instituição de ensino foi destacada no ranking com 32 professores na área de Química, seguido da área de Biologia e Bioquímica, com 28 pesquisadores. Em terceiro lugar, com 26 cientistas, ficou a área Ciência Animal e Veterinária.
Após a terceira área da USP posicionada no ranking, aparecem em sequência os ramos de Medicina, com 19 pesquisadores, Ciências Ambientais com 16, Neurociência com 14, Ecologia e Evolução com 13, Ciências da Terra, Imunologia e Agronomia, com 12.