Vaticano devolve ao Peru três múmias pré-colombianas
Aventuras Na História
O acordo assinado entre o chanceler peruano, César Rodrigo Landa, e as autoridades da Santa Fé estabeleceu a repatriação de três múmias pré-colombianas ao Peru, que foram doadas em 1925 ao Vaticano e foram mantidas no Museu Etnológico do Vaticano.
O acordo, que foi assinado nesta segunda-feira, 17, também diz que as valiosas peças serão objetos de várias pesquisas por parte de arqueólogos especializados. A assinatura do documento contou com a presença de Landa, novo ministro das Relações Exteriores do Peru, e do presidente do governo da Cidade do Vaticano, o cardeal FernandoVergez Alzaga.
A cerca de 3 mil metros de altitude, nos Andes Peruanos, ao longo do rio Ucayali, as múmias foram encontradas. Elas foram doadas em 1925 para a Exposição Missionária Universal daquele ano, realizada no Vaticano.
Agradecimento oficial
O chanceler Landa disse à imprensa que "graças à boa disposição do Vaticano e do papa Francisco, foi possível realizar a devolução, como cabe. Vim assinar esse ato. Chegarão a Lima nas próximas semanas”.
Apreciamos o sentimento compartilhado com o papa Francisco de que essas múmias são mais que objetos, são seres humanos. Restos humanos que devem ser enterrados com dignidade no lugar de onde vêm, ou seja, no Peru", acrescentou.
Landa está em viagem pela Europa no lugar do atual presidente, Pedro Castillo, quem o Congresso negou a permissão para viajar ao exterior. O chanceler peruano foi recebido pelo papa Francisco em uma audiência privada.
Segundo a AFP, via Uol, o Peru vem recuperando material arqueológico do Chile, dos Estados Unidos e de outros países, e espera manter essa linha.