Notícias

Vulcão italiano adormecido desde 1538 pode entrar em erupção, ameaçando 1,5 mi

Aventuras Na História
10/06/2023 16h42
©Wikimedia Commons / Donar Reiskoffer

Geólogos da University of College London e do Instituto Nacional de Pesquisa de Geofísica e Vulcanologia da Itália divulgaram um estudo que analisou a atividade sísmica recente e elevação do solo do vulcão Campos Flégreos, localizado na Itália, concluindo que sua estrutura está "esticada quase a ponto de se romper", prevendo uma possível erupção nos próximos anos.

Com sua última erupção ocorrida há cinco séculos e sem dar sinais de perigo há pelo menos 70 anos, o monitoramento da deformação do solo e emissões de gás possibilita prever uma erupção eminente, chamando a atenção para tremores que resultaram no levantamento do solo da região, cooperando para a extensão da crosta do vulcão.

Ao portal Live Science, os autores do estudo esclareceram a possibilidade detalhando a condição em que o vulcão se encontra: “O fermento subterrâneo provavelmente está sendo impulsionado pelo gás vulcânico que se infiltra na crosta a três km abaixo da superfície de Campi Flegrei, que o absorve como uma esponja”.

Possíveis afetados

De acordo com o portal, cerca de 1,5 milhão de pessoas vivem sobre a região onde o vasto complexo vulcânico se situa. O ponto onde concentra sua caldeira, de 11 quilômetros de extensão, abriga um terço do total de cidadãos locais, preocupando moradores.

A própria caldeira se formou após uma enorme erupção, de 39 mil anos atrás, e que não transborda desde 1538, quando sua última erupção ocorreu – portanto, a quase 500 anos. O artigo científico completo foi publicado, em inglês, pela revista científica Nature.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.