Home
Notícias
Xi Jinping presenteia Lula com um pedaço da Lua durante jantar no Itamaraty
Notícias

Xi Jinping presenteia Lula com um pedaço da Lua durante jantar no Itamaraty

publisherLogo
Aventuras Na História
21/11/2024 15h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16403313/original/open-uri20241121-18-10n5m61?1732204318
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na noite da última quarta-feira, 20, o presidente Lula recebeu o presidente chinês Xi Jinping para um jantar no Itamaraty. Durante o encontro, o chefe de Estado chinês presenteou Lula como uma pequena amostra de rocha lunar.

Xi Jinping veio ao Brasil para a reunião do G20, no Rio de Janeiro, e foi recebido por Lula durante uma visita oficial a Brasília. Conforme recorda a Folha, a troca de presentes entres líderes é algo rotineiro em cerimônias assim. 

O presidente brasileiro também presenteou Xi Jinping durante a reunião, como uma cerâmica Marajoara.

Pedaço da Lua

Integrantes do governo apontaram que o presente dado ao brasileiro foi um pedaço da rocha colhida no programa espacial chinês, que se tornou pioneiro ao explorar a face oculta da Lua. A missão Chang'e 6 trouxe à Terra amostras do solo lunar. 

Estima-se que cerca de 200 pessoas (entre integrantes do primeiro escalão, de empresas privadas e públicas) participaram do jantar no Itamaraty — número maior do que costumeiro em eventos realizados no salão do palácio do Ministério de Relações Exteriores. Por conta disso, aponta a Folha, mesas tiveram que ser instaladas do lado de fora do salão. 

Xi Jinping foi recepcionado por Lula e pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. O jantar começou por volta das 18h30 e terminou cerca de duas horas depois. 

O ministro de Lula relatou que Jinping foi tietado pelas pessoas que participaram do jantar, com empresários e parlamentares pedindo para tirar fotos com os presidentes durante o evento.  

Relatos apontam que durante o encontro, Lula e Xi Jinping conversaram sobre as relações entre os dois países. Um executivo relatou à Folha que os países vivem o melhor momento entre eles no âmbito comercial — apesar das tensões entre China e os Estados Unidos após a eleição de Donald Trump.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também