Dicas de chef para aprender a guardar tomates da forma correta
Bons Fluidos
Apesar de ser algo do dia a dia, onde guardar tomates é sempre um assunto que gera dúvidas. Você pode se perguntar qual a melhor forma de conservar o tomate para que ele não estrague. Por isso, decidimos tirar suas dúvidas com a ajuda do conhecimento da chef Mariana Fonseca. Confira o que ela disse ao ‘Paladar’:
Qual a melhor forma de guardar tomates?
Diferente do que muitos pensam, lavar o tomate não é uma opção. O melhor a fazer é levá-los direto para a geladeira. “Se o fruto entrar em contato com a água, ele deteriorará mais rápido. O melhor a fazer é lavá-lo um pouco antes de usar. Vale lembrar que os menores são sempre mais delicados, e a geladeira os conserva”, explicou.
Quanto ao congelador, mantenha o alimento longe dele. Segundo a especialista, ele não ficará tão gostoso. “Ao pegar o tomate maduro, e colocá-lo para congelar, estará tirando todo o seu glamour. O tomate, para ser congelado, tem que ser cozido ou processado”, indicou.
Outra alternativa, que vale para qualquer legume, é embrulhá-lo com pano multiuso, do tipo perfex, ou em papel toalha. Assim, você conseguirá conservar o tomate por mais tempo.
Escolhendo o tomate no mercado
E, já que estamos tirando dúvidas, por que não aprender a escolher o melhor tomate no mercado? A chef revela que o segredo está no tato e na visão. “O tomate tem que estar firme. A coloração perto do cabinho não pode ser esverdeada. E, diferente do que muitos pensam, tudo bem se estiver um pouquinho machucado”, detalhou a publicação.