Alunas de medicina se manifestam após vídeo sobre paciente transplantada

Contigo!






Neste domingo (13), as estudantes de medicina Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano vieram a público falar sobre o vídeo viralizado na última semana. Nele, as jovens comentam sobre o caso da paciente Vitória, de 26 anos, que fez três transplantes de coração e faleceu em fevereiro. A situação chamou atenção nas redes sociais, quando internautas apontaram ironia nas falas das garotas.
O que disseram as estudantes?
Em novo vídeo publicado nas redes sociais, as alunas lamentam a morte da paciente. “Estamos vindo a público para dizer à família que nós realmente sentimos muito pela perda, e deixar claro que nossa intenção jamais foi expor. A única intenção do vídeo foi demonstrar surpresa por um caso clínico raro, que tomamos conhecimento dentro de um ambiente de prática e aprendizagem médica”, pontuaram.
As estudantes também ressaltam que não divulgaram nenhuma informação sobre a paciente, já que não tinham acesso ao seu nome ou prontuário. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que todos os fatos sejam esclarecidos da melhor forma possível”, finalizaram.
Nota completa
Em nota enviada ao G1, as jovens também lamentam que o vídeo tenha sido interpretado de forma diversa da real intenção. “Reafirmamos que não houve qualquer deboche ou insensibilidade. Nosso compromisso com a vida, a dignidade humana e os princípios éticos da Medicina permanece inabalável. Lamentamos também que, por razões alheias à nossa intenção, alguns segmentos tenham divulgado trechos isolados do vídeo, fora de contexto, o que contribuiu para distorções na interpretação do conteúdo. Manifestamos nossa solidariedade à família da paciente mencionada nas reportagens, a quem respeitamos sinceramente, e reiteramos que jamais tivemos a intenção de ofender, expor ou causar sofrimento. Estamos tomando as providências cabíveis para esclarecer os fatos e preservar nossa integridade pessoal, acadêmica e emocional”, disseram.
O que aconteceu?
Em vídeo que repercutiu nas redes sociais, Gabrielli e Thaís comentaram sobre um caso que tiveram conhecimento durante o estágio, realizado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Segundo elas, a paciente passou por três transplantes do coração, sendo que uma das cirurgias ocorreu pela falta de cuidado em tomar as medicações corretamente.
“Ela acha que tem sete vidas?”, comentou uma delas. A fala em questão foi compreendida como um deboche por diversos usuários da internet, que criticaram a postura das estudantes da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), de Belo Horizonte, e da Anhembi Morumbi, de São Paulo.
Denúncia da família
Após a repercussão do vídeo, a irmã da vítima explicou ao G1 que a publicação foi feita nove dias antes da morte de Vitória, que ocorreu por choque séptico e insuficiência renal crônica.
“Um amigo dela [Vitória] que mora na Holanda reconheceu a história e nos enviou. Ficamos em choque quando descobrimos. As duas estudantes fizeram estágio de 30 dias na instituição [InCor]. Nem chegaram a conhecer a minha irmã. Nunca foram vê-la. Por conta dessa desinformação, as pessoas passaram a criticar minha irmã”, pontuou. O caso foi registrado como injúria no 14º Distrito Policial de Pinheiros e segue em investigação.


