Barco britânico afunda no Mediterrâneo após ataque de orcas
Contigo!
Nos últimos dias uma tragédia aconteceu no Mediterrâneo, o capitão de iate britânico alega que um grupo de orcas afundou o seu barco de R$ 725 mil durante um ataque 'aterrorizante' que durou cerca de duas horas. Robert Powell, de 59 anos, disse que um bando de cinco orcas cercou seu veleiro de 39 pés e se revezaram para bater no navio na costa da Espanha, entre as cidades de Tarifa e Barbate.
Powell e dois tripulantes estavam no primeiro dia de uma viagem de 10 dias entre Vilamoura, em Portugal, e a Grécia quando os animais começaram seu ataque violento às 20h da última quarta-feira (24/7), a cerca de duas milhas da costa.
Robert e os outros tripulantes foram resgatados por um barco da Guarda Costeira e levados a Barbate, contou reportagem ao tablóide diário britânico, "Daily Mirror". Quinze minutos após o resgate, o veleiro afundou totalmente. O Salvamento Marítimo postou no X, antigo Twitter, os últimos registros da embarcação.
O proprietário relata sobre o ataque: "De repente, senti algo muito forte atingir o fundo do barco. Minha reação inicial foi que eu tinha batido em uma pedra ou rede de pesca, ou tinha batido em algo submerso, e isso fez o barco inteiro tremer".
"Foi um golpe forte. Enquanto eu olhava ao redor do barco para ver se conseguia ver alguma coisa, ele foi atingido novamente", contou o proprietário da embarcação após o ataque sofrido. Ele tambem é profissional de tecnologia da informação (TI).
ORCAS ATACAM SERES HUMANOS?
Em um relato ao site de notícias Business Insider, especialistas afirmam que orcas atacam embarcações possivelmente 'para se divertir'. Incidentes do tipo têm se repetido em várias regiões. Ataques de orcas a veleiros no Mediterrâneo estão aumentando afirmam os profissionais.
Os especialistas acreditam que os ataques tenham começado depois que uma fêmea foi atingida por um barco. Ela e o grupo teriam ficado com raiva dos tripulantes e começaram a se lançar contra embarcações e acabou ensinando outros membros do grupo a fazer o mesmo.