Mulher se depara com a casa em cima do telhado de vizinho no RS
Contigo!
As chuvas e enchentes devastaram o Rio Grande do Sul nas duas últimas semanas. Milhares de pessoas perderam tudo e estão desabrigadas e acolhidas em abrigos em todo o estado. Inês Scheibe, moradora de Estrela, no interior, se deparou com sua casa em cima do telhado do vizinho.
Imagens exibidas pela Record News mostram que a residência de 47 anos saiu completamente da base e parou no imóvel ao lado após força d'água. A construição era feita de madeira e restou apenas a base no seu lugar de origem.
"Na hora [em que encontrei a casa] veio um sentimento de tristeza grande, chorei bastante", conta a funcionária pública em entrevista ao repórter André Azeredo. Ela ainda não sabe se vai reecontruir a residência no mesmo lugar.
Os municípios de Lajeado, Estela, Cruzeiro do Sul e Roca Sales anunciaram que devem proibir a reconstrução de casas em alguns bairros atingidos pela enchente. O motivo é para evitar que a situação se repitda e eventuais chuvas com intensidade.
O governo do Rio Grande do Sul informou que pretende construir temporariamente em até 20 dias quatro cidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Guaíba. As cidadem devem contar com postos de saúde, banheiros, cozinhas, dormitórios, espaços para animais de estimação e brinquedotecas.