Paciente de transplante de rim fica acordado durante cirurgia e vê o novo órgão
Contigo!
O estadunidense John Nicholas, de 28 anos, assistiu aos médicos realizando o seu transplante de rim em um evento excepcional. A cirugia foi realizada sem a aplicação de anestesia geral em Chicago nesta segunda-feira (24).
O transplante foi realizado com sucesso e o paciente recebeu alta vinte e quatro horas após a operação. Ao invés de receber a tradicional anestesia geral, comumente aplicada em casos de transplante, John foi submetido à anestesia raquidiana.
Também conhecida raquianestesia, esse tipo de anestesia é aplicada através da coluna vertebral e torna uma parte do corpo insensível a dor, mas não deixa o receptor incosciente. Ela é usada em partos cesárea.
Satish Nadig, cirugião responsável pelo transplante, acredita que a aplicação da anestesia raquidiana pode trazer benefícios aos pacientes. "Nossa esperança é que o transplante renal acordado possa diminuir alguns dos riscos da anestesia geral e, ao mesmo tempo, encurtar a internação do paciente", disse ele.
John também comentou a sensação de ver o transplante: "Em determinado momento da cirurgia, lembro-me de ter perguntado: 'Devo esperar que a raquianestesia faça efeito?' Eles já estavam trabalhando muito e eu estava completamente alheio a esse fato".