Pacientes de posto de saúde são colocados ao lado de mortos
Contigo!
Pacientes de um posto de saúde localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no Rio, dividiram o mesmo espaço que pessoas mortas. A denúncia foi feita por funcionários da unidade médica e divulgada pelo RJ1, exibido pela Globo no estado, nesta quinta-feira, 18.
Relatos apontam que pessoas que morriam no posto continuavam ocupando leitos enquanto pacientes vivos aguardavam atendimento médico ou eram colocados no mesmo ambiente. A situação tem sido frequente, o que causou revolta dos próprios funcionários e da população.
“Se um paciente passar mal, ele é levado para a sala vermelha. E, na sala vermelha, se vir a óbito, o que acontece? Ele é preparado e fica por lá. E, depois, se outro paciente passar mal também, ele vai ficar do lado de um corpo”, revela um funcionário.
Pessoas que foram ouvidas pela reportagem também afirmaram que o necrotério foi desativado devido a uma obra no posto de saúde. Uma placa indicando investimento público foi colocada no local para alertar os moradores sobre possíveis mudanças.
O local é administrado pela prefeitura da cidade e costuma receber grande demanda de pacientes diariamente. Vídeos que foram divulgados mostram um corpo embrulhado em um saco plástico no mesmo ambiente em que uma idosa aparece internada.