Advogado é investigado por racismo e injúria racial contra juíza

ICARO Media Group TITAN






O advogado José Francisco Abud está sendo investigado por racismo e injúria racial em uma petição direcionada à juíza Helenice Rangel, da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A magistrada foi alvo de ofensas em um processo em que o advogado atua, o que levou o juiz Leonardo Cajueiro D'Azevedo a encaminhar o caso ao procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira. A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro também está investigando internamente o advogado.
Em um trecho da petição, o advogado fez referência a termos ofensivos e depreciativos em relação à juíza, além de citar termos preconceituosos. A presidente da OAB-RJ determinou a abertura imediata de investigação para apurar a conduta de José Abud, ressaltando a gravidade das acusações e a necessidade de responsabilização diante de tais atos.
Helenice Rangel afirmou que o comportamento do advogado era ameaçador, destacando e-mails inadequados e desrespeitosos recebidos, contendo linguagem inapropriada dirigida à magistrada e aos servidores. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manifestou apoio à magistrada, destacando a gravidade das declarações de José Francisco Abud e encaminhando o caso ao Ministério Público para as devidas providências legais.


