Home
Notícias
Alerta laranja: nova onda de calor e baixa umidade atinge estados brasileiros
Notícias

Alerta laranja: nova onda de calor e baixa umidade atinge estados brasileiros

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/09/2024 20h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16357705/original/open-uri20240925-90-1j09s1g?1727296478
©bing.com - rubenluengas.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para perigo de onda de calor em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Nessas regiões, as temperaturas estão prevalentes com uma média 5°C acima do normal. Além do Distrito Federal, serão afetados por esse forte calor os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte do norte Rio Grande do Sul.

Juntamente com o alerta de onda de calor, o Inmet também emitiu um alerta laranja para baixa umidade em diversas regiões do país. As áreas afetadas incluem o Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nessas localidades, espera-se que a umidade relativa do ar varie entre 20% e 12%, acarretando um risco maior de incêndios florestais e impactos negativos na saúde da população, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar esteja em torno de 60% para um ambiente saudável. Diante desse cenário, o Inmet aconselha a população a aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, é fundamental o uso de hidratantes para a pele e a umidificação dos ambientes como medidas preventivas.

Com a persistência dessas condições climáticas adversas, é crucial que a população dos estados afetados esteja atenta e tome os devidos cuidados para minimizar os impactos negativos do calor e da baixa umidade no cotidiano. Medidas simples e preventivas podem fazer a diferença na preservação da saúde e do bem-estar diante desse cenário desafiador.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também