Anvisa proíbe produtos à base de fenol em saúde e estética
ICARO Media Group TITAN
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução proibindo a venda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A medida tem como objetivo zelar pela saúde e integridade física da população brasileira, enquanto são conduzidas investigações sobre os potenciais danos associados ao uso dessa substância química.
A proibição abrange a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso desses produtos. A Anvisa esclarece que apenas os produtos devidamente regularizados junto à agência, nas exatas condições de registro, e os produtos destinados ao uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas permanecem autorizados.
É importante ressaltar que não há produto à base de fenol regularizado na Anvisa com indicação para procedimentos de peeling. A medida cautelar foi adotada devido à falta de estudos que comprovem a eficácia e segurança do fenol nessas práticas invasivas.
A resolução da Anvisa tem o propósito de proteger a saúde da população brasileira, levando em consideração os potenciais impactos negativos relacionados ao uso do fenol. Enquanto as investigações sobre os danos dessa substância são realizadas, a proibição continuará em vigor.
A Anvisa reforçou seu compromisso com a proteção à saúde e destacou que essa medida foi motivada por preocupações com os possíveis efeitos adversos na saúde das pessoas. Para mais informações é possível consultar a íntegra da Resolução 2.384/2024.
Quer ficar informado? Participe do nosso canal no WhatsApp ou Telegram