Home
Notícias
Brasil sofre onda de calor com recordes previstos
Notícias

Brasil sofre onda de calor com recordes previstos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
10/02/2025 16h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16459675/original/Captura_de_Tela_2025-02-10_a%CC%80s_13.21.28?1739204505
©Rawpixel.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Três regiões do Brasil estão enfrentando uma onda de calor que promete trazer temperaturas recorde nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o Sudeste e o Nordeste do país serão atingidos pelo mesmo fenômeno que já está presente no Sul desde a semana passada, com previsão de se estender até, pelo menos, o dia 18 de fevereiro.

No Sudeste, a cidade do Rio de Janeiro está sob alerta devido ao calor extremo previsto, podendo atingir os 40°C na região metropolitana. Além disso, o noroeste de Minas Gerais e a capital do Espírito Santo, Vitória, também devem registrar altas temperaturas, com máxima de 38°C em Vitória e 35°C em Belo Horizonte.

Enquanto isso, São Paulo não será impactada por uma onda de calor tão intensa, segundo o Climatempo, devido ao aumento de apenas 3°C a 5°C acima da média para a época, com máxima de 35°C. A capital paulista já se encontra em estado de atenção para as altas temperaturas, com previsão de máxima de 30°C ao longo desta semana.

No Nordeste, a previsão é de calor intenso, principalmente fora das capitais. O oeste da Bahia, trecho baiano do Vale do São Francisco e região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí devem enfrentar temperaturas máximas de 40°C nos próximos dias.

Por fim, a região Sul, que já enfrentou altas temperaturas próximas aos 44°C recentemente, está se aproximando do fim da onda de calor, prevista para durar até terça-feira (12). Regiões do Rio Grande do Sul ainda podem superar os 40°C antes que o fenômeno se dissipe. O recorde atual do Brasil em 2025, de 43,8°C, registrado em Quaraí, poderá ser quebrado.

A recomendação aos cidadãos é manter-se hidratado e evitar exposição direta ao sol durante os momentos mais quentes do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os riscos à saúde quando a temperatura máxima permanece 5°C acima da média por mais de cinco dias. A previsão é de que o sistema de alta pressão atmosférica responsável pela onda de calor no Sudeste e Nordeste enfraqueça por volta do dia 20 de fevereiro, mas ainda há incerteza quanto a essa previsão.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também