Home
Notícias
Cuidando dos pés
Notícias

Cuidando dos pés

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
21/08/2024 15h12
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16327857/original/open-uri20240821-57-1qw4xtj?1724254276
©bing.com - pixnio.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Assim como em outras áreas relacionadas à saúde, a podologia é uma especialidade que nem todos conhecem e alvo de diversas dúvidas. Afinal, o cuidado com os pés ainda não é uma prática comum - muitos não dão a atenção necessária a essa parte do corpo.

De acordo com especialistas, é recomendado visitar o podólogo em algumas vezes ao ano, seja para prevenção e cuidados básicos ou para seguir as recomendações específicas do profissional em caso de problemas. Mesmo para aqueles que não apresentam problemas aparentes, profissinais ressaltam a importância de realizar uma visita ao podólogo pelo menos uma vez a cada semestre, visando a profilaxia e o acompanhamento preventivo.

Um dos questionamentos frequentes é sobre como evitar que as unhas encravem. É importante evitar cortar as unhas nas laterais e também evitar calçados muito apertados. Algumas unhas apresentam predisposição para o encravamento, mas seguindo essas dicas é possível prevenir o problema.

Outra dúvida comum é por que os calcanhares engrossam ou racham. Podólogos explicam que isso ocorre devido à pressão exercida pelo excesso de peso ao caminhar, por lixar em excesso e pela falta de hidratação nos pés. Para tratar essa questão, é recomendado o uso de hidratantes potentes, com ureia e também procurar um especialista para um tratamento adequado.

No caso de cuidados com as unhas dos bebês, se aconselha lavar bem as mãos antes de realizar o procedimento. É importante segurar o pé com firmeza, concentrando-se em um dedo por vez. O corte deve ser feito rente ao dedo, sempre optando pelo corte reto e evitando remover as unhas dos lados. "Cutucar" os cantinhos pode trazer complicações dolorosas para os pequenos.

Climas diferentes pedem cuidados diferentes. Nas estações mais quentes, os pés ficam expostos e estão mais suscetíveis ao ressecamento e às fissuras, que podem ser porta de entrada para microrganismos. Já no inverno, mesmo com os pés dentro de calçados fechados, eles suam e podem precisar de cuidados especiais.

Portanto, é fundamental dar importância aos cuidados com os pés e buscar orientação profissional na podologia. A visita regular ao podólogo, seja para prevenção ou para tratamento de problemas específicos, contribui para a saúde e o bem-estar dos nossos pés. 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook , X , WhatsApp e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também