Home
Notícias
Em cúpula com Putin e Modi, Xi Jinping sugere China como liderança global alternativa
Notícias

Em cúpula com Putin e Modi, Xi Jinping sugere China como liderança global alternativa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
01/09/2025 11h34
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O líder chinês, Xi Jinping, reforçou o compromisso de seu país com a estabilidade econômica global ao prometer 2 bilhões de yuans (US$ 280 milhões) em subsídios aos estados-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX). Durante a cúpula de dois dias realizada em Tianjin, Xi apresentou a proposta de criação de um Banco de Desenvolvimento da OCS para fortalecer a segurança e a cooperação econômica dentro do bloco.

Em seu discurso, Xi Jinping destacou a importância de se opor ao "hegemonismo", à "mentalidade da Guerra Fria" e às "práticas de intimidação". Em um momento em que os Estados Unidos travam uma guerra tarifária global e reduzem a ajuda externa, o líder chinês propôs uma Iniciativa de Governança Global para promover um sistema mais justo e racional entre os países.

Além dos subsídios à OCX, Xi Jinping anunciou a intenção de criar um banco de desenvolvimento para oferecer apoio econômico e de segurança aos países-membros. Com um total de 26 países participantes e uma economia agregada de quase US$ 30 trilhões, a OCX se tornou a maior entidade regional do mundo, destacando seu potencial para influenciar a estabilidade e o crescimento global.

O presidente chinês enfatizou a necessidade de alinhar melhor as estratégias de desenvolvimento, priorizando a integração econômica e a defesa da ordem multipolar. Xi Jinping ressaltou a importância de explorar os pontos fortes dos mercados de grande porte dos países-membros e intensificar a complementaridade econômica por meio de iniciativas como a Iniciativa Cinturão e Rota.

Além disso, Xi Jinping propôs uma reforma na OCX para fortalecer recursos e capacitação, visando aprimorar os mecanismos organizacionais, a tomada de decisões e a eficiência das ações dentro da entidade. O líder chinês anunciou a criação de um centro para ameaças à segurança e outro para o combate ao tráfico de drogas, reforçando a estrutura de segurança da OCX.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também