Home
Notícias
Estado de São Paulo investiga possível transfusão de sangue com vírus da dengue
Notícias

Estado de São Paulo investiga possível transfusão de sangue com vírus da dengue

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/10/2024 17h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16375022/original/open-uri20241018-58-e1r5h5?1729278165
©bing.com - blogspot.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O estado de São Paulo está investigando três casos prováveis de pacientes que teriam se contaminado com o vírus da dengue após transfusões de sangue na capital paulista, conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde. A contaminação teria ocorrido após as transfusões de hemocomponentes ou transplantes realizados em hospitais da região. Até o momento, não há uma determinação do Ministério da Saúde para que as bolsas de sangue sejam testadas especificamente para a dengue, visto que as diretrizes atuais priorizam a detecção de doenças transmissíveis como hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, malária e HIV.

A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou que segue rigorosamente as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a testagem para o vírus da dengue só poderá ser incorporada quando houver definição e custeio por parte do governo federal para a área pública. O Estado de São Paulo emitiu diretrizes para que os bancos de sangue realizem a verificação de sintomas de dengue em doadores, além de orientar os profissionais de saúde a monitorarem os pacientes em busca de possíveis sintomas, como quadros febris, náuseas, vômitos e dores de cabeça, até 15 dias após as transfusões de sangue ou transplantes.

É importante destacar que a Secretaria de Saúde enfatizou que muitos doadores de sangue podem não apresentar sintomas no momento da doação, já que podem estar em um período assintomático da doença. A normativa foi emitida em conjunto com a Fundação Pró-Sangue, Hemorrede e Central de Transplantes, com o intuito de garantir a segurança e a saúde dos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas ou transplantes. Todos os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente para que medidas adequadas possam ser tomadas, visando a prevenção e o controle de possíveis transmissões do vírus da dengue através do sangue.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também