Estupros no Brasil atingem novo recorde
ICARO Media Group TITAN
De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta (18), os casos de estupro no Brasil alcançaram um novo recorde em 2023. O relatório revela que foram registrados 83.988 casos de estupro no ano passado, representando um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior.
Os números apresentados refletem a preocupante realidade do país, com um caso de estupro ocorrendo a cada seis minutos. Desde 2011, os registros de estupro cresceram alarmantes 91,5% no Brasil.
Dentre o total de casos, 76% correspondem ao crime de estupro de vulnerável, que envolve vítimas menores de 14 anos ou incapazes de consentir por motivos como deficiência ou enfermidade. Infelizmente, as principais vítimas desse crime são meninas negras de até 13 anos.
Um dado alarmante revelado pelo anuário é que a violência ocorre majoritariamente dentro de casa, com 61,7% dos estupros sendo registrados na residência. A via pública representa 12,9% dos locais onde ocorrem esses crimes.
Entre as vítimas com até 13 anos, 64% dos agressores são familiares e em 22,4% dos casos são conhecidos.