Home
Notícias
FBI descobre esquema de fraude envolvendo criptomoedas
Notícias

FBI descobre esquema de fraude envolvendo criptomoedas

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
10/10/2024 18h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16368580/original/open-uri20241010-58-fs7u4x?1728590424
©Kent Nishimura - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O FBI, agência de investigação americana, recentemente desvendou uma fraude envolvendo diversas criptomoedas e pediu a colaboração daqueles que adquiriram esses ativos. A fraude foi exposta durante a Operação Token Mirrors, que resultou no processamento de quatro market makers de criptomoedas e 14 indivíduos relacionados ao crime.

De acordo com o comunicado do FBI, as empresas alvos da operação estão sendo acusadas de operar fraudes contra investidores, envolvendo práticas como "wash-trading" — criação de volume de negociação falso por meio de compra e venda coordenadas — e manipulação de mercado para atrair novos investidores e inflar os preços das criptomoedas de forma artificial. Os líderes e funcionários das empresas estão sendo investigados, com alguns deles já detidos pelas autoridades. Ainda não foram divulgadas informações sobre a quantidade de vítimas ou sobre o total dos valores fraudados.

Para auxiliar nas investigações, o FBI divulgou uma lista de criptomoedas associadas à fraude: Saitama, SaitaRealty, and SaitaChain; Lillian Finance; e NexFund AI. A agência solicitou também que as vítimas denunciem o caso. O formulário disponível no site do FBI encoraja não apenas as vítimas, mas também pessoas que conhecem investidores lesados, a reportarem quaisquer informações relevantes. Além disso, pede que aqueles afetados pela fraude busquem apoio psicológico e evitem decisões extremas, incentivando-os a valorizar suas vidas.

Uma das medidas inovadoras tomadas pelo FBI durante a Operação Token Mirrors foi a criação de uma criptomoeda falsa, com o objetivo de expor os golpistas responsáveis pela manipulação de mercado. Essa ação destaca a importância de combater fraudes financeiras no mercado de criptomoedas, demonstrando o comprometimento das autoridades em garantir a integridade e transparência nesse ambiente em constante evolução.

A operação realizada pelo FBI de Boston mostra que os reguladores estão atentos às atividades suspeitas no mercado das criptomoedas e estão dispostos a agir quando necessário. A colaboração daqueles que adquiriram as criptomoedas envolvidas na fraude é crucial para o avanço das investigações e a punição dos responsáveis. A transparência e a cooperação são fundamentais para promover a confiança dos investidores e garantir a segurança do mercado cripto.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também