Home
Notícias
Filho de Chapo estaria ligado a emboscada que prendeu sócio no Cartel de Sinaloa
Notícias

Filho de Chapo estaria ligado a emboscada que prendeu sócio no Cartel de Sinaloa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
02/08/2024 15h39
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16310059/original/Captura_de_Tela_2024-08-02_a%CC%80s_13.17.33?1722615773
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

 

Nesta quinta-feira (1°), ocorreu o julgamento de Ismael "El Mayo" Zambada, cofundador e líder do poderoso Cartel de Sinaloa. O processo ocorreu no Tribunal Federal de El Paso, localizado no Texas.

 

 

Zambada, com 76 anos, foi acusado nos Estados Unidos por crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e conspiração para cometer assassinato. Ele compareceu à audiência em cadeira de rodas, cercado por quatro agentes e protegido por uma força policial americana que vigiava tanto o interior quanto o exterior do tribunal.

 

 

Durante a audiência, discutiu-se se um dos advogados de Zambada possuía conflito de interesses ao ter representado seu filho, detido pelas autoridades mexicanas em 2013 e extraditado para os Estados Unidos. Além disso, foi debatida a possibilidade de que ele seja julgado junto com outros acusados pertencentes ao Cartel de Sinaloa.

 

 

Zambada, que se declarou inocente e está preso sem direito à fiança, expressou sua preferência por manter seus advogados. O Departamento de Justiça decidirá em que estado será realizado o julgamento de Zambada.

 

 

Em 25 de junho, "El Mayo" foi detido juntamente com Joaquín Guzmán López, filho de Joaquín "El Chapo" Guzmán. A prisão ocorreu após o pouso de um avião particular no aeroporto de Santa Teresa, próximo a El Paso, no Novo México.

 

 

De acordo com Mike Virgil, ex-chefe de operações internacionais da agência antidrogas americana (DEA), espera-se que Zambada forneça informações valiosas sobre políticos de alto escalão no México que lhe davam proteção para operar.

 

 

Guzmán López também foi detido e transferido para Chicago, onde se declarou inocente de tráfico de drogas na terça-feira (30). Seu advogado negou a existência de um acordo entre Guzmán e o governo americano.

 

 

A defesa de Guzmán filho afirmou que ele foi sequestrado e posteriormente levado para os Estados Unidos em um avião. O advogado Frank Pérez questionou se o líder de um cartel realmente viajaria sem escolta de segurança.

 

 

As autoridades mexicanas informaram que não participaram da operação que resultou na prisão de "El Mayo" e Guzmán filho. Eles também negaram que os Estados Unidos tenham planejado a operação.

 

 

A detenção de "El Mayo" gerou especulações sobre o papel desempenhado por Ovidio Guzmán, outro filho de "El Chapo", detido nos Estados Unidos. No entanto, o governo americano esclareceu que ele continua sob sua custódia.

 

 

Segundo a DEA, "Los Chapitos", os filhos de "El Chapo", estão envolvidos em uma disputa interna com El Mayo. A saúde precária de Zambada teria causado uma perda de poder dentro da organização criminosa.

 

 

Para Mike Virgil, Guzmán López traiu Zambada devido às ações de seu filho contra "El Chapo", que está preso nos Estados Unidos, e também por buscarem benefícios na prisão. 

 

 

A DEA descreve "Los Chapitos" como uma facção que busca o poder dentro da organização criminosa. A prisão de "El Mayo" não é vista como uma ameaça para o Cartel de Sinaloa, pois sua infraestrutura continua intacta sendo considerado o mais poderoso do mundo.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook , X , WhatsApp e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também