Força Aérea Brasileira ultrapassa Alemanha e está entre as 20 mais poderosas do mundo
ICARO Media Group TITAN
Segundo o levantamento realizado pelo portal Global Fire Power, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi classificada como uma das 20 mais poderosas do mundo. O Brasil ocupa a 17ª posição no ranking global, ultrapassando potências europeias como Alemanha e Países Baixos.
De acordo com o relatório divulgado na quarta-feira (14), a FAB conta atualmente com uma frota de 628 aeronaves consideradas de guerra. Entre elas, estão 195 helicópteros, 46 caças, 206 aviões de treinamento, 111 de transporte, 72 de ataque, 24 de missão especial e 2 aviões-tanque.
Além disso, o Brasil possui a maior força aérea da América Latina, ficando à frente de países como Espanha, Israel, Irã e Suécia, que possuem frotas menores. A Grécia ocupa a 16ª posição, com apenas quatro aeronaves a mais que o Brasil.
No topo do ranking estão os Estados Unidos, com uma frota de 13.209 aeronaves, seguidos pela Rússia (4.255), China (3.304), Índia (2.296) e Coreia do Sul (1.576).
O sistema de classificação do Global Fire Power leva em consideração a capacidade potencial de guerra de cada nação em terra, mar e ar, utilizando mais de 60 fatores individuais. Entre estes, estão mão de obra, equipamento, recursos naturais, finanças e geografia.
No entanto, a frota de aeronaves de guerra brasileira deverá aumentar nos próximos anos. O jornal O Globo relata que, até 2027, a FAB receberá um total de 36 caças supersônicos F-39 Gripen, substituindo gradualmente os F-5M atuais.
A Força Aérea Brasileira destaca que o F-39 Gripen tem capacidade para receber diversos tipos de armas, como mísseis ar-ar de curto e longo alcance, mísseis ar-superfície e bombas guiadas por laser ou GPS. Com um peso máximo de decolagem de 16,5 toneladas, a aeronave é capaz de realizar missões de defesa aérea, ataque e reconhecimento sem precisar voltar à base para mudar sua configuração.