Home
Notícias
Governo do RJ vai exonerar presidente de fundação de pesquisa e cargo ficará com político sem diploma
Notícias

Governo do RJ vai exonerar presidente de fundação de pesquisa e cargo ficará com político sem diploma

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
24/10/2024 21h02
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16380727/original/open-uri20241024-105-xkhev2?1729810090
©Jerson Lima/Alexandre Valle / Divulgação: Lécio A. Ramos FAPERJ/Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente de uma das principais instituições de fomento a pesquisa científica no país está prestes a ser exonerado do cargo. Jerson Lima Silva é o atual presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a Faperj. Ele está no cargo  desde janeiro de 2019, possui doutorado e é amplamente reconhecido por sua carreira na área científica, com mais de 230 trabalhos publicados. A decisão sobre sua exoneração foi comunicada por Anderson Moraes, do PL, que é secretário de Ciência e Tecnologia do governador Cláudio Castro. 

O ex-deputado federal Alexandre Valle, também do PL, é cotado para assumir a presidência da Faperj e confirmou a indicação. Valle, que atua no ramo de corretagem de seguros e não possui curso superior completo, já concorreu à Prefeitura de Itaguaí quatro vezes sem sucesso. Essa possível mudança tem gerado grande insatisfação na comunidade acadêmica, que já organizou um abaixo-assinado em apoio à permanência de Jerson no cargo.

Nesta quinta-feira (24/10), a comunidade científica realizou um ato simbólico na sede da Faperj, no Centro do Rio de Janeiro, como forma de protesto contra a interferência política na instituição. Além disso, várias instituições científica manifestaram preocupação com a mudança no comando do órgão.  A Faperj, responsável por mais de nove mil bolsistas, possui um orçamento correspondente a 2% do orçamento líquido do estado, segundo a legislação. Em 2014, foram destinados R$ 469 milhões à pesquisa e mais R$ 158 milhões já estão empenhados.

O secretário Anderson Moraes e o governador Castro ainda não comentaram sobre a exoneração de Jerson Lima e a possível escolha de Alexandre Valle até o momento. A comunidade aguarda posicionamento, enquanto o debate sobre a indicação de Valle continua gerando controvérsias e preocupações sobre a autonomia e integridade da Faperj.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também