Home
Notícias
Governo Lula suspende publicidade no X
Notícias

Governo Lula suspende publicidade no X

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/04/2024 21h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16162122/original/open-uri20240413-80-57jn40?1713043506
©Dan Kitwood - 2023 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu suspender a veiculação de propagandas federais plataforma X (ex-Twitter). A decisão veio após recentes declarações do empresário e proprietário da rede social, Elon Musk, contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes e o próprio governo.

Em 2023, foram investidos pelo menos R$ 5,4 milhões em publicidade na plataforma. Os gastos foram contabilizados levando em consideração os investimentos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e dos ministérios na plataforma X.

Do montante de R$ 5,4 milhões, a maior parte foi destinada pela Secom, totalizando R$ 3,35 milhões. Além disso, houve investimentos em publicidade por parte do Ministério da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Infraero. Em relação ao total gasto com publicidade no ano de 2023, os repasses para a empresa de Elon Musk representam 1,2%.

Já em 2024, há registro apenas de uma campanha veiculada no X, na qual o Ministério da Saúde destinou R$ 34.000 para uma campanha sobre dignidade menstrual.

A decisão de cortar a verba publicitária na plataforma X está baseada em uma norma da Secom de fevereiro de 2024, que visa mitigar riscos à imagem das instituições do Poder Executivo Federal decorrentes da publicidade na internet. Essa norma proíbe a monetização de ações publicitárias que possam trazer danos à imagem das instituições do governo.

Entre as principais campanhas do governo veiculadas no X está a de combate à desinformação e notícias falsas, que recebeu um investimento de R$ 590 mil.

Os valores mencionados acima não englobam o total gasto com publicidade pela administração pública. Não foram divulgados os gastos com anúncios das empresas estatais, que também não devem contemplar a plataforma X, pois esses dados não são mais divulgados desde 2016.

Houve uma redução nos investimentos em publicidade no primeiro ano do mandato do presidente Lula em comparação ao último ano da administração de Jair Bolsonaro. O gasto total com publicidade diminuiu de R$ 633 milhões em 2022 para R$ 451 milhões em 2023.

Além disso, houve uma mudança na prioridade dada a cada meio de comunicação. A televisão se tornou a plataforma que recebe a maior parte dos recursos, com um investimento de R$ 257 milhões, representando 56% do valor da publicidade governamental em 2023. Em 2022, esse percentual era de 49,5%. Enquanto isso, a internet recebeu um investimento de R$ 65 milhões, correspondendo a 14,2% do total, um percentual menor em relação ao ano anterior.

A medidas foi tomada após as críticas de Elon Musk contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes. No último sábado, Musk questionou a atuação do ministro, o acusando de censurar no Brasil. O empresário também afirmou que pensa em fechar o Twitter no país e que divulgará as exigências de Moraes que violam leis. Por sua vez, Lula aderiu ao Bluesky, um concorrente do X.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também