Hamas oferece troca de prisioneiros e trégua de cinco dias em Gaza
ICARO Media Group TITAN
Título: Hamas propõe a libertação de prisioneiros e trégua em Gaza
Nesta segunda-feira (13), o grupo militante Hamas informou aos mediadores do Catar que está disposto a liberar até 70 mulheres e crianças detidas na Faixa de Gaza, em troca da liberdade de 200 crianças palestinas e 75 mulheres das prisões de Israel, junto à uma trégua de cinco dias.
Segundo a reportagem da emissora Al Jazeera, a trégua proposta pelo Hamas incluiria um cessar-fogo completo e permitiria a entrada de ajuda humanitária em todo o território palestino.
"O inimigo pediu a libertação de 100 prisioneiros", afirmou Abu Obaida, porta-voz das Brigadas Qassam, o braço militar do Hamas. Obaida também acrescentou que apesar desse pedido "o inimigo está fugindo e procrastinando. Está a pôr em risco não só as vidas de civis palestinos, mas também não se preocupa em matar seus próprios prisioneiros". O porta-voz estaria se referindo ao caso de uma mulher israelense que foi levada viva para o cativeiro e acabou morrendo em um ataque aéreo israelense.
O Hamas fez um alerta aos agressores e àqueles que se preocupam com prisioneiros e detidos, afirmando que a continuação da agressão aérea e terrestre tende a colocar em risco a vida desses prisioneiros a cada hora.
Segundo autoridades israelenses, o Hamas ainda mantém cerca de 242 pessoas como reféns em Gaza. Até o momento, quatro pessoas foram libertadas: mãe e filha americanas e duas mulheres israelenses de 79 e 85 anos.